Economia

Desemprego no RS sobe mais do que média nacional no trimestre, aponta IBGE

Estado registrou aumento de 1,2% em relação aos três primeiros meses do ano

Desemprego no RS sobe mais do que média nacional no trimestre, aponta IBGE
Desemprego no RS sobe mais do que média nacional no trimestre, aponta IBGE Foto : Guilherme Testa / CP Memória
*Com informações da repórter Mauren Xavier 

A taxa de desemprego no Rio Grande do Sul subiu no segundo trimestre de 2016 mais do que a média nacional se comparada com os três meses anteriores. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de desocupação passou de 7,5% - registrados de janeiro a março - para 8,7%, entre abril e junho, representando um acréscimo de 1,2 ponto percentual. No Brasil, o aumento foi de 0,4%, já que a taxa passou de 10,9% no primeiro trimestre para 11,3% no segundo. 

Conforme o IBGE, o número de desocupados no Estado subiu em 180 mil no segundo trimestre, totalizando 530 mil desempregados no Rio Grande do Sul. A taxa de desocupação também subiu se comparada com o mesmo período (abril, maio e junho) de 2015. O índice cresceu de 5,9% no ano passado para 8,7% no mesmo período de 2016.

O crescimento da taxa no RS foi pressionado pelo ingresso de um contingente maior de pessoas no mercado de trabalho, que totaliza 0,9% a mais. O supervisor do IBGE no Rio Grande do Sul, Ademir Koucher, disse que a tendência é que o índice siga aumentando enquanto a economia não reagir. Um reflexo dessa depreciação é a qualidade das vagas disponíveis. 

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio