Desemprego se mantém estável na região metropolitana de Porto Alegre

Desemprego se mantém estável na região metropolitana de Porto Alegre

Pesquisa da FEE revelou índice de 10,8% em novembro

Cláudio Isaías

Total de desempregados em novembro foi estimado em 206 mil pessoas

publicidade

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) se manteve estável em novembro de 2016 situando-se em 10,8% da População Economicamente Ativa (PEA). O número total de desempregados em novembro foi estimado em 206 mil pessoas, menos de três mil trabalhadores em relação ao mês anterior.

O resultado decorre da redução da ocupação (menos 25 mil pessoas, -1,4%) ter sido inferior ao número de pessoas que saíram do mercado de trabalho (menos 28 mil, -1,4%). Os dados da pesquisa de emprego e desemprego de novembro foram divulgados pela economista Iracema Castelo Branco, coordenadora do Núcleo de Análise Socioeconômica e Estatística da FEE.

Segundo Iracema, o nível ocupacional continua se retraindo em consequência da recessão econômica, desestimulando a procura por trabalho. “A saída de pessoas do mercado de trabalho tem arrefecido o crescimento da taxa de desemprego”, explicou.

Com relação aos setores de atividade econômica, o mês de novembro registrou diminuição do nível ocupacional na indústria de transformação (menos 22 mil ocupados), no comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (menos 8 mil ocupados), e na construção civil (menos 5 mil ocupados). Por outro lado, ocorreu um aumento nos serviços, com mais 14 mil ocupados. Também houve redução de 32 mil postos de trabalho assalariado, principalmente no setor privado (menos 24 mil), e, em menor proporção, no setor público (menos 7 mil). O mês de novembro registrou também retração dos empregos com carteira de trabalho (menos 20 mil) e, em menor medida, do sem carteira (menos 4 mil).

A pesquisa mostrou ainda que entre setembro e outubro de 2016, o rendimento médio real apresentou variação positiva tanto para o total de ocupados (0,9%) quanto para os assalariados (0,4%). O salário médio foi de R$ 1.864 e R$ 1.860 respectivamente.

Entre novembro de 2015 e novembro de 2016, a taxa de desemprego total na Região Metropolitana aumentou de 10,2% para 10,8% da PEA. Na comparação anual, o contingente de desempregados aumentou em 11 mil pessoas. O resultado ocorreu devido à redução do nível de ocupação (menos 15 mil postos de trabalho) ter sido superior à saída de pessoas do mercado de trabalho da Região Metropolitana (menos quatro mil pessoas).

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895