Detran pode levar até um mês para entregar documento do IPVA de 2017

Detran pode levar até um mês para entregar documento do IPVA de 2017

Documento atualizado é exigido a partir de 30 de abril para placas com finais 1, 2 e 3

Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

Detran pode levar até um mês para entregar documento do IPVA de 2017

publicidade

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) alerta que o prazo para entrega dos documentos de 2017 dos veículos pode ser maior neste início de ano. Segundo o órgão, isso se deve ao grande número de documentos emitidos com a antecipação do pagamento do IPVA. O Detran salienta ainda que o proprietário do veículo não será prejudicado, pois o calendário de licenciamento 2017 se inicia somente em abril. Até lá, o documento de 2016 é válido para todos os veículos registrados no Estado.

Normalmente, o documento do veículo é enviado por Sedex em até dez dias úteis (por volta de 15 dias corridos) para o endereço que consta nos registros do Detran/RS. Nesta época do ano, no entanto, quando há um acúmulo de documentos a serem impressos em função do desconto no pagamento antecipado do IPVA, esse prazo pode ser de até um mês, dependendo da placa.

O sistema do Detran/RS organiza a impressão dos documentos por ordem de vencimento do licenciamento. Documentos dos veículos com placas de finais 1, 2, 3, por exemplo, que vencem antes, serão impressos primeiro em relação aos de placas com finais 4, 5 e 6, e assim por diante. O sistema também prioriza os documentos de veículos com licenciamento já vencido, primeiros emplacamentos, segundas vias e outros que precisam do documento para circular regularmente.

O tempo maior para a chegada do documento não prejudica o usuário, já que esses veículos podem circular com o documento 2016 até o período estipulado no calendário de licenciamento 2017: 30 de abril para finais 1, 2 e 3; 31 de maio para finais 4,5 e 6; 30 de junho para finais 7 e 8; e 31 de julho para finais 9 e 0.

Destinatário não localizado

Após três tentativas de entrega sem sucesso do Sedex, o documento permanecerá na unidade de centralização dos Correios do bairro ou município para retirada. Através da consulta de veículos no site do Detran/RS é possível ter acesso ao número do Sedex, link para consulta da situação de entrega junto aos Correios e local para retirada do documento.

Atualização de endereço

O Detran/RS também alerta aos proprietários de veículos que eles devem manter seus endereços atualizados nos bancos de dados da Autarquia, o que garantirá o recebimento de todas as comunicações oficiais e, inclusive, do próprio documento do veículo. A mudança de endereço deve ser alterada em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) do município de registro do veículo, com apresentação de original e cópia do comprovante de residência. Os endereços dos CRVAs estão no site do Detran/RS

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895