Dia das Mães: lojistas de Porto Alegre venderam mais em 2023, aponta pesquisa do Sindilojas

Dia das Mães: lojistas de Porto Alegre venderam mais em 2023, aponta pesquisa do Sindilojas

Ticket médio de 2023 ficou em R$ 298, R$ 53 a mais do que o do ano passado

Correio do Povo

Ticket médio de 2023 ficou em R$ 298, R$ 53 a mais do que o do ano passado

publicidade

Pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre apontou que o ticket médio nas vendas para o Dia das Mães deste ano ficou em R$ 298, frente ao valor de R$ 245, no ano passado. Ainda de acordo com o levantamento, 35% dos lojistas da Capital disseram ter vendido mais agora do que no último ano - desses que venderam mais em 2023, o percentual de aumento foi de 11%. Para 29%, as vendas se mantiveram iguais e 25% dos respondentes citaram uma redução.

Um dado que chamou a atenção foi o alto índice pela escolha das compras via cartão de crédito parcelado, com mais de 80% da preferência. Outras opções citadas foram à vista no débito (8%) e com o mesmo índice (4%), à vista pelo Pix e o cartão de crédito em uma vez.

Os consumidores ainda seguem preferindo fazer compras em lojas físicas. Essa foi a escolha de 53%, mas ainda assim, não deixaram de comprar online. As lojas que se prepararam para vender nos pontos de venda físico e virtuais ficaram com o índice de 47% da escolha.

Estratégia de vendas

Medidas tomadas pelos empresários para vender mais foram variadas, ainda que uma boa parcela (25%) diz não ter realizado nenhuma ação para aumentar as vendas. Cerca de 40% dos entrevistados fizeram algum tipo de promoção e, 37%, usaram a decoração da vitrine como chamariz.

Segundo os lojistas, a opção de dar brindes a quem comprasse determinado valor foi um diferencial. Para 60%, essa foi a justificativa por uma venda maior em relação ao último ano.

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, o resultado de boa parcela dos lojistas porto-alegrenses terem tido um aumento nas vendas, se dá por um bom valor do ticket médio. “O levantamento realizado por nós, mostra que neste ano as pessoas têm se juntado para efetuar uma compra só, mas de maior valor, ao invés de presentes em maiores quantidades, com valor menor. Outro ponto legal de se notar é como a preparação de uma vitrine bem montada chama o cliente para dentro da loja”, comentou Piva.

Produtos mais vendidos por segmentos

• Vestuário

Pijamas (30%)

Tricôs (26,7%)

Blusas (23,3%)

Cosméticos, perfumaria e produtos de higiene

Hidratantes (46,7%)

Perfumes (33,3%)

Maquiagem (26,7%)

• Calçados

Calçados em geral (46,7%)

Botas (40%)

Tênis (13,3%)

Por qual canal online você mais vendeu:

Site da loja - 48,9%

WhatsApp – 31,9%

Instagram – 19,1%


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895