Dia do Consumidor: veja dicas para não cair em golpes

Dia do Consumidor: veja dicas para não cair em golpes

FCDL-RS estima que descontos podem chegar a 35% nos estabelecimentos do Estado

É importante tomar precauções simples e permanecer atento a sinais de alerta

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O varejo promete descontos e promoções para o Dia do Consumidor, marcado para 15 de março. A data foi criada para estimular vendas no comércio, no período ocioso entre o Carnaval e o Dia das Mães. A redução nos valores, em alguns estabelecimentos, pode chegar a 35%, segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS).

Pesquisa da Méliuz, empresa de cashback, indica um aumento de 3% no volume de pessoas que pretende fazer compras neste ano. Entre os participantes, 88% afirmaram que querem comprar pela internet.

No entanto, com as oportunidades de economia, surgem também os riscos de cair em golpes. “Fraudes tornam-se mais recorrentes durante eventos de larga escala, como o Dia do Consumidor. Golpistas agem principalmente por engenharia social, ganhando a confiança das vítimas para conseguirem informações sensíveis. Ao buscar pelas melhores ofertas, é essencial estar preparado para identificar e evitar possíveis golpes”, diz Jonathan Arend, Principal Consultant de Cybersecurity da keeggo, consultoria de tecnologia.

Ele reforça que, ao tomar precauções simples e permanecer atento a sinais de alerta, os consumidores podem se proteger contra golpes online e aproveitar as vantagens do Dia do Consumidor com tranquilidade: “Os cuidados de segurança ofensiva e defensiva ajudam a reduzir riscos associados às compras, garantindo uma experiência de segura e satisfatória”, ressalta.

O especialista alerta para alguns dos golpes mais comuns e dá dicas para evitá-los:

Phishing: Por meio de e-mails ou mensagens de texto, golpistas induzem consumidores a inserirem dados pessoais e financeiros em páginas falsas, como senhas e detalhes do cartão de crédito, para efetuar golpes.

· Dica: sempre verifique o remetente do e-mail, evite clicar em links suspeitos e nunca compartilhe informações confidenciais por e-mail ou mensagem de texto.

Ofertas falsas: é comum encontrar ofertas tentadoras. No entanto, algumas delas podem ser fraudulentas. Golpistas criam anúncios enganosos, ou até mesmo sites falsos, para atrair consumidores desatentos.

· Dica: pesquise sobre a empresa e verifique se o site é seguro, procurando por HTTPS e um cadeado na barra de endereço.

Clonagem de cartão: golpistas também podem criar sites falsos para roubar informações de cartão de crédito dos consumidores. É importante garantir que o site seja seguro e confiável.

· Dica: certifique-se de que o site tenha medidas adequadas de segurança, como criptografia SSL, e evite fazer compras em redes Wi-Fi públicas, que podem ser facilmente comprometidas.

Fraudes de marketplace: criminosos podem se passar por vendedores legítimos para enganar os compradores. Eles podem enviar produtos falsificados ou nunca enviar o item após o pagamento.

· Dica: verifique a reputação do vendedor, leia os comentários de outros compradores e prefira métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito, que oferecem proteção ao consumidor.

Promoções falsas em redes sociais: em alguns casos, golpistas usam redes sociais para promover sorteios fraudulentos. Eles podem pedir informações pessoais ou financeiras sob o pretexto de ganhar um prêmio.

· Dica: desconfie de promoções que pareçam boas demais e sempre verifique a autenticidade da página ou perfil que está fazendo a oferta.


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