Egito e Arábia Saudita suspendem importação de carne do Brasil

Egito e Arábia Saudita suspendem importação de carne do Brasil

Cinco países já tomaram ação preventiva por conta de caso de vaca louca no Paraná

AFP

publicidade

O Egito, terceiro maior mercado importador de carne do Brasil, suspendeu a compra de carne bovina do país nesta segunda-feira. A Arábia Saudita, outra economia importante para a pecuária brasileira, também anunciou medida semelhante em função de um caso da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da vaca louca, registrada no Paraná em 2010.

Na semana passada, Japão, China e África do Sul já haviam adotado a mesma decisão, o que eleva a cinco o número de países que suspenderam as importações.

O Brasil está intensificando os contatos com os maiores importadores da carne bovina brasileira. Serão prestadas todas as informações aos parceiros comerciais em todo o mundo. “Reforço que o rebanho brasileiro é de qualidade, o Sistema Veterinário Brasileiro é um dos melhores do mundo e em breve as negociações serão normalizadas”, comentou o secretário de Defesa Agropecuária, Ênio Marques.

Em 2012, o país foi o segundo maior exportador de carne bovina do mundo. Entre janeiro e outubro deste ano, somando miudezas, in natura e venda industrializada do produto, o Brasil comercializou 1,024 milhão de toneladas. Os dados são do Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (Agrostat). A China, nos dez primeiros meses de 2012, comprou 10,1 mil toneladas de carne bovina do Brasil. O Japão adquiriu 1,3 mil toneladas, enquanto a África do Sul recebeu 293 toneladas.


Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895