Eletrobras inicia operação em teste do Parque Eólico de Sant’Ana do Livramento

Eletrobras inicia operação em teste do Parque Eólico de Sant’Ana do Livramento

Obras avançam e primeiros aerogeradores entram em atividade

Correio do Povo

publicidade

A Eletrobras iniciou a operação em teste dos primeiros aerogeradores da Usina Eólica Coxilha Negra 02, em implantação no município de Sant’Ana do Livramento (RS). Atualmente, estão em atividade as unidades geradoras 7, 8, 9 e 10. Até o momento, Coxilha Negra 02 conta com 15 aerogeradores completamente montados, de um total de 24 unidades. Cada estrutura tem 125 metros de altura, pesa mais de 1.300 toneladas e possui capacidade instalada de 4,2 MW.

Conduzido pela subsidiária Eletrobras CGT Eletrosul, o projeto do Parque Eólico Coxilha Negra integrará três conjuntos de usinas, que totalizarão 72 aerogeradores: Coxilha Negra 2, Coxilha Negra 3 e Coxilha Negra 4. As obras de implantação seguem avançando, com a conclusão da concretagem da 69ª base de aerogerador do empreendimento. Nos despachos de 30 de janeiro e de 26 de fevereiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou o início da operação em teste de 12 aerogeradores.

O parque eólico ocupará área total de 8.644 hectares, terá capacidade instalada de 302,4 MW e contará com investimento superior a R$ 2 bilhões, sendo o maior empreendimento de geração eólica da Eletrobras atualmente em execução.

Para interligar os aerogeradores e escoar a energia gerada pelo Parque Eólico Coxilha Negra, foi instalado um sistema de transmissão exclusivo, composto por duas linhas que interligam duas novas subestações a uma terceira ampliada.

Durante os diversos estágios das obras do empreendimento, estima-se a criação de 1.300 empregos diretos. Em consonância com a construção, estão sendo implantados 17 programas socioambientais na área de influência do Parque Eólico Coxilha Negra.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895