Eletrosul negocia com chineses

Eletrosul negocia com chineses

Transferência da participação da estatal em projetos de transmissão de energia deve ocorrer em abril

Correio do Povo

Durante encontro, presidente da Eletrosul afirmou que negociação está em ritmo acelerado

publicidade

O presidente da Frente Parlamentar Pró-Energia da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), acompanhado dos secretários do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco e de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, participaram na segunda-feira, em Florianópolis, de audiência com o presidente da Eletrosul, Gilberto Odilon Eggers. Durante o encontro, Eggers informou que a Eletrosul está em ritmo acelerado de negociação com o grupo chinês Shanghai Electric.

A intenção é realizar até o final de abril a transferência da participação da estatal em um conjunto de projetos de transmissão de energia na região Sul para a chinesa. Os empreendimentos envolvem cerca 2,1 quilômetros de linhas de transmissão e oito subestações de contrato obtido em licitação de 2014 e devem exigir investimentos de R$ 3 bilhões e geração de 10 mil empregos diretos e indiretos.

Segundo Eggers, as negociações estão em estágio avançado. “A ideia é anunciar a concretização desse negócio ainda em abril. É uma prioridade absoluta da Eletrosul”, afirmou. 

Para Frederico Antunes, esse encaminhamento entre a Eletrosul e o grupo chinês, assim que concretizado, será o maior investimento em infraestrutura no Estado na última década. “Pelo que ouvimos hoje, os contatos já estão bem adiantados. Temos de atuar em conjunto — Eletrosul, governo e Parlamento gaúcho”, resumiu.

Na quinta-feira, o diretor de Engenharia da Eletrosul, Jorge Andriguetto Junior, participará de reunião da Comissão de Finanças da Assembleia, onde falará sobre as negociações. Para Fábio Branco, a parceria entre a Eletrosul e o grupo Shanghai Electric será um grande pulo para o desenvolvimento do Estado. O secretário Artur Lemos destacou a participação efetiva da Secretaria de Minas e Energia nas negociações.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895