Em confirmando cenário esperado, Copom antevê redução de mesma magnitude nas próximas reuniões

Em confirmando cenário esperado, Copom antevê redução de mesma magnitude nas próximas reuniões

Sinalização foi unânime entre os nove componentes da diretoria do BC, contando com o presidente Roberto Campos Neto

AE

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central

publicidade

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central repetiu que continua a avaliar como apropriado que o ciclo de afrouxamento da taxa Selic ocorra no ritmo de 0,50 ponto porcentual "nas próximas reuniões". Mais uma vez, a sinalização foi unânime entre os nove componentes da diretoria do BC, contando com o presidente Roberto Campos Neto.

O comitê reduziu hoje a taxa Selic pela segunda vez neste ciclo, adotando o mesmo passo de agosto, de 0,50 ponto porcentual, com os juros caindo de 13,25% para 12,75%.

"Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões", disse o Copom no comunicado.

O colegiado ainda reafirmou que considera o ritmo de queda de 0,50pp "apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário". No texto, o Copom também não deu novas dicas sobre o tamanho total do ciclo de afrouxamento monetário.

"O Comitê ressalta ainda que a magnitude total do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular as de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos."

Segundo o BC, a conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação que ainda mostram reancoragem parcial, "demanda serenidade e moderação na condução da política monetária". O Comitê reforça a necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas", repetiu.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895