Em meio à pandemia, vendas do varejo recuam 2,5% em março, aponta IBGE

Em meio à pandemia, vendas do varejo recuam 2,5% em março, aponta IBGE

As vendas do comércio varejista estão 7,4% abaixo do pico alcançado em outubro de 2014

AE e Correio do Povo

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Em meio à pandemia do novo coronavírus, as vendas no varejo recuaram 2,5% em março de 2020 em relação a fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Mensal de Comércio r. A média móvel trimestral, após decréscimo de 0,4% no trimestre encerrado em fevereiro, recuou 1,1% no trimestre encerrado em março. Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista recuou 1,2% em relação ao mesmo período de 2019, contra aumento de 4,7% em fevereiro nesta comparação – foi a primeira queda após 11 meses consecutivos de variações positivas O varejo acumulou alta de 1,6% no ano e 2,1% nos últimos doze meses.

Já no varejo ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas recuou 13,7% em relação a fevereiro (queda mais intensa desde o início da série, iniciada em fevereiro de 2003), contra a alta de 0,5% do mês anterior. Com isso, a média móvel trimestral de março (-4,2%) foi menor que a de fevereiro (0,1%). Em relação a março de 2019, o comércio varejista ampliado recuou 6,3%, primeira queda após 11 meses consecutivos de variações positivas, com estabilidade (0,0%) no acumulado no ano. 

A pandemia de Covid-19 e as medidas de isolamento social adotadas para impedir a disseminação do vírus impactaram a receita de 14,5% do total de empresas que prestaram informações à Pesquisa. "As companhias da amostra pesquisada que reportaram algum efeito de Covid sobre a receita representam 5.323", disse Cristiano Santos, analista do IBGE. Entre as empresas que deram alguma justificativa para a variação da receita em março, 43,7% citaram o isolamento por causa do coronavírus como principal causa.

Em março de 2020 ante março de 2019, houve uma queda de 23,0% no volume de vendas das empresas que relataram ter sentido o impacto da covid-19 em suas atividades. Entre as empresas que não reportaram qualquer impacto da pandemia em suas receitas, o volume vendido cresceu 1,5%.  As empresas que relataram algum impacto devido deram uma contribuição negativa de -2,6 ponto porcentual para a formação da média do varejo, enquanto as empresas que não relataram qualquer impacto contribuíram com 1,4 ponto porcentual.


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