Empreendedorismo precisa de livre comércio para evoluir, analisam especialistas

Empreendedorismo precisa de livre comércio para evoluir, analisam especialistas

Diretor-geral da Junior Achievement Argentina e empresários debateram o tema no segundo dia do Fórum da Liberdade

Karina Reif / Correio do Povo

Marty afirmou que o empreendedor precisa de livre comércio para atuar

publicidade

O empreendedorismo não acontece sem liberdade, segundo o diretor-geral da Junior Achievement Argentina, Eduardo Marty, que participou do painel “Empreendedores que Fazem o Futuro”, durante o 25º Fórum da Liberdade nesta terça-feira, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), em Porto Alegre. “Para que o Brasil floresça, é preciso ter preços livres, livre comércio e respeito à propriedade”, defendeu, ao lado do presidente fundador da Mormaii, Marco Aurélio Raymundo, conhecido como Morongo, que também participou do evento.

Marty destacou que um bom empreendedor deve saber tomar decisões e aproveitar o seu talento. “Nenhum ser humano é desprovido de talento. É preciso aproveitá-lo”, disse. Ele também observou que o empresário não deve ficar focado no problema. Ele deve, sim, procurar uma estrutura para alcançar os objetivos.

Morongo falou do sucesso de sua empresa de acessórios de surf, em Garopaba, Santa Catarina, que segundo ele, desenvolveu a região. “Nós temos uma responsabilidade social, não estamos focados apenas nos números”, afirmou. De acordo com ele, um dos grandes problemas do Brasil é a corrupção. “Existem grandes barreiras para o crescimento, um deles é a corrupção, mas nós a aceitamos. Existe corrupção porque nós somos corruptores”, explicou.

De acordo com Morongo, não se pode esperar soluções de Estado para resolver os problemas políticos e econômicos. “A gente pode empurrar de baixo para cima. Temos o governo que merecemos”, falou. O empresário deu uma dica aos novos empreendedores. “Além de aproveitar as oportunidades, é preciso praticar a verdade, a pacificidade e não trabalhar com a ganância”, avaliou.

Em outro painel do evento, economistas defenderam a simplificação tributária para garantir a liberdade do empreendedorismo.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895