Empreender

Alternativa de renda

Nutricionista produz pães e bolos veganos em Porto Alegre

Adriane concilia atendimentos presenciais e on-line com a cozinha montada em casa, onde faz os pães e bolos
Adriane concilia atendimentos presenciais e on-line com a cozinha montada em casa, onde faz os pães e bolos Foto : Adriane Rodriguez/Arquivo Pessoal/CP

Depois de mais de uma década atendendo como nutricionista, Adriane Rodriguez viu o número de consultas cair gradativamente desde a pandemia. Em 2023, o divórcio e a necessidade de manter a renda impulsionaram um novo caminho: a produção artesanal de pães e bolos veganos, feitos sem leite, ovos, açúcar refinado ou aditivos químicos.

O negócio começou de forma simples, com encomendas para vizinhos e participação em feiras de condomínio. Hoje, Adriane concilia atendimentos presenciais e on-line com a cozinha montada em casa, de onde saem cerca de 16 unidades por semana. “A ideia de trabalhar sob encomenda me ajuda a organizar os horários e evitar desperdício”, explica. As receitas priorizam ingredientes naturais, como bananas para adoçar os bolos e cenouras orgânicas, e já ganharam versões sem glúten e sem alergênicos. Mesmo com preconceitos iniciais quanto à aparência dos produtos, ela garante que o sabor conquista. “Quem prova, se surpreende”, comenta.

A divulgação acontece no boca a boca e em grupos de mensagens do bairro, uma escolha prática para quem, como ela, não se adapta e não quer depender das redes sociais. As entregas, muitas vezes feitas pela própria empreendedora, não têm custo para clientes de fora do bairro a partir de três unidades.

Apesar das dificuldades de quem produz e vende o próprio produto, como a instabilidade de vendas e a necessidade constante de divulgação, Adriane valoriza a flexibilidade do novo trabalho. “Tenho liberdade para organizar meus horários e estar presente com a minha filha. Na falta de consultas, sei que posso contar isso para complementar a renda”, conclui.

Entre os planos futuros, está o sonho de abrir um espaço próprio, onde possa servir seus pães e bolos acompanhados de geleias e cremes proteicos. “Seria uma satisfação profissional enorme”, diz.

*Sob supervisão de Karina Reif.

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio