Doce história

Doce história

Confeitaria em Porto Alegre reúne delícias gastronômicas e ambiente acolhedor

Correio do Povo

publicidade

“Todo doce tem a sua história e aqui contamos ela para você.” A frase que estampa as redes sociais da cafeteria e doceria Granulado Doces com Histórias mostra um pouco do que é o descolado local, na rua José do Patrocínio, 290, na Cidade Baixa, em Porto Alegre. Quem gerencia o lugar é Leonardo Pauletti, um autodeclarado “formiga” apaixonado por iguarias adocicadas, ao lado do namorado e sócio, Cássio Carvalho. “Eram oito irmãs na família da minha mãe, sempre aqueles exageros de doces, bolos de merengue. Antes de começar a trabalhar com isso, gostava de ir nos estabelecimentos provar as guloseimas”, conta Leonardo (em pé na foto). 

“Filho” do varejo, o empreendedor se acostumou com técnicas de compra e venda, em meio a orçamentos e estratégias de comércio, que o ajudam a desenvolver a experiência que teria depois. “Trabalhava em uma multinacional, mas descobri que precisaria trocar de ramo, senão enlouqueceria. Eu já era professor de danças, um hobby, e duas alunas me convidaram para uma sociedade em uma brigaderia”, lembra Leonardo. Após alguns anos, a pandemia trouxe a dissolução da parceria e a dúvida: voltar a ser funcionário de empresa ou continuar no empreendedorismo. “O Cássio deu a ideia e resolvi abrir uma cafeteria com a minha cara e meus gostos, em dezembro de 2021. Aqui na Cidade Baixa, os clientes são empáticos, gostam de uma ‘permuta intelectual’. Podemos fazer e contar muitas histórias.” 

O espaço, que já recebe exposição de quadros e fotos, vai inaugurar, nesta quarta-feira, o Happy Drinks. “De quarta a domingo, das 18h às 22h, teremos cardápio especial de drinks.” Leonardo incentiva quem pensa em iniciar carreira de empreendedor. “No começo, se corre muito, há dias em que não se vê a luz no fim do túnel. Mas aos poucos encontramos o melhor jeito de fazer, até mesmo se reinventando. É uma satisfação pessoal ser dono do próprio negócio idealizado por você. Ser empreendedor é saber parar e saber continuar.”

Novas startups

Das 15 startups gaúchas para ficar de olho em 2023, elecandas pelo Sebrae, 14 passaram pelo programa Ebulição do Instituto Caldeira, sendo uma delas fruto do Caldeira MVP. O ranking traz novos modelos de negócios e soluções especializadas que já geram enorme valor percebido por seus públicos.

Auxílio a empresas

O Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (RAPP) e o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos têm seus prazos finais para serem remetidas às instituições de controle até 31 de março. Para quem precisa enviar essas documentações ou está com dúvidas a respeito, a Fundação Proamb, líder em soluções ambientais no Rio Grande do Sul, auxilia no cumprimento dos trâmites burocráticos.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895