Empreendedores criam sorbet com ‘sabor gaúcho’
Ingredientes típicos do RS, como erva-mate, sagu e butiá, ganharam destaque nas receitas de agroindústria
publicidade
Depois de anos produzindo sorbet de morango, a agroindústria comandada pelo casal Luci Mara Silva Almeida e Obirajara Souza Almeida apostou em três novos sabores: erva-mate, sagu e butiá. Lançados nesta última edição da Expointer, em Esteio, os produtos alcançaram sucesso entre os visitantes da feira. Duas caixas do sorvete saborizado com chimarrão se esgotaram já nos dois primeiros dias do evento, o que significou um total de 20 quilos do produto comercializados no evento.
As receitas não têm glúten e nem lactose, e é usada uma liga de aipim como base. “Queremos agregar valor aos produtos da agroindústria, que teve muitas perdas em razão do cenário no Rio Grande do Sul”, conta Luci, relembrando as inundações ocorridas em maio no Estado. A ideia da diversificação surgiu para homenagear o Estado e também para criar uma identificação com os gaúchos.
Foram feitos vários testes para que se chegasse às receitas finais. “Havia tempos estávamos com vontade de fazer algo para nós, gaúchos. Muitas pessoas, que são nossos clientes e que frequentam feiras no Estado, nos procuram nos eventos. Então, queríamos homenageá-los e fazer um alimento bem gaúcho”, enfatiza a produtora. A Chácara Vila Nova Orgânicos trabalha no cultivo de morangos desde 2017 em uma propriedade localizada na zona Sul de Porto Alegre. A produção da agroindústria é certificada pela Rede Agroecológica Metropolitana (Rama), e os alimentos não têm aditivos químicos.