Empreender

Empreendedores investem nos pães para o lanche dos gaúchos

Fábrica se especializou na produção industrial dos insumos para xis, cachorro quente, hambúrguer, pancho, baguete e sanduíche

Sobrinhos do proprietário administram a produção
Sobrinhos do proprietário administram a produção Foto : Alina Souza / Divulgação / CP

O gosto dos gaúchos pelo consumo de lanches tem no bairro Floresta, em Porto Alegre, um empreendimento que há 26 anos ajuda a manter essa tradição viva. Com expertise na produção industrial de pães de xis, cachorro quente, hambúrguer, pancho, baguete, torta fria e sanduíche, a Bread Sharer aposta no modo artesanal e no “jeito de interior” para levar seus produtos a empresas da Capital e da Região Metropolitana.

Fundada em 1999, a padaria pertence atualmente ao empresário Ari Sauer, natural de Progresso, no Vale do Taquari, e é administrada pelos seus sobrinhos Maurício e Guilherme Sauer Bagatini. Para fortalecer sua atuação, o negócio investe permanentemente em padronização de processos e otimização logística. Apesar do viés inovador, segue com a máxima de aprender com as necessidades de cada cliente.

Com o mercado cada vez mais exigente, a Bread Sharer ampliou o seu portfólio, até então restrito à produção exclusiva de pães nos seus primeiros anos de atividade, e passou a oferecer insumos como enlatados, condimentos, embutidos e embalagens. A estratégia serviu para reforçar a fidelização. Foi assim que, durante a pandemia, agregou uma nova linha de pães artesanais, atendendo à demanda das hamburguerias que buscavam produtos diferenciados.

Atingida pela enchente histórica de 2024, a empresa ficou fechada por 42 dias para se reestruturar, recompor os maquinários e restabelecer os estoques. Apesar dos desafios, voltou a reunir os 20 colaboradores - alguns deles com mais de uma década de casa - e iniciou um projeto de ampliação da capacidade produtiva, atualmente em fase de execução. Passado o momento mais difícil de sua história, a Bread Sharer projeta o futuro, com a meta de aumentar o raio de atuação, com distribuição para as regiões da Serra e Litoral. “Nosso desafio constante é industrializar pães com alta performance, mantendo a alma artesanal e a qualidade premium, ajudando os negócios dos nossos clientes a prosperarem e, ao mesmo tempo, contribuindo para cultivar a tradição do lanche, que é tão forte no Rio Grande do Sul”, destaca o administrador Guilherme Sauer Bagatini, lembrando, que o pão de xis é o mais vendido do portfólio da empresa.

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio