Empresa familiar do RS ganha título de vinícola do ano

Empresa familiar do RS ganha título de vinícola do ano

Vita Eterna de Pinto Bandeira usa processo artesanal para produzir

Correio do Povo

Propriedade na região da Serra tem área de 24 hectares

publicidade

A empresa familiar Vita Eterna de Pinto Bandeira recebeu do Guia Descorchados o título de “Vinícola do Ano” de 2024. Criada em 2017 pela família Tocchetto, a marca da Serra foi a melhor qualificada entre as 35 brasileiras avaliadas.

O guia é uma das principais publicações de vinhos da América Latina. Com foco em produções limitadas e métodos sustentáveis de agricultura de mínima intervenção, a vinícola utiliza o método champenoise e optou por cultivar três variedades de uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico. O processo é artesanal e reconhecido por gerar bebidas complexas.

Os Tocchetto chegaram ao Brasil no século XIX, quando Natale Tocchetto e sua companheira, Catherina Bernardel, dedicaram-se ao cultivo de uvas de mesa. Anos mais tarde, Narciso, neto do casal, investiu na produção de vinho. Tempos depois de sua morte, os descendentes decidiram fundar a Vinícola Vita Eterna, que é capitaneada por Rosana Tocchetto, seu marido Tito e seu filho Eduardo.

Combinando a tradição familiar com práticas avançadas de agricultura sustentável, o foco passou a ser produzir vinhos de qualidade. A propriedade tem área de 24 hectares em Pinto Bandeira, cidade que possui Indicação de Procedência para vinhos finos e espumantes, e ostenta a Denominação de Origem (DO) para espumantes.

Sala do Empreendedor atende pelo Whats

A partir de amanhã, a Sala do Empreendedor, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) da Capital, inaugura mais um canal de atendimento com o cidadão. No WhatsApp (51) 3289-4545, o empreendedor pode realizar o primeiro contato com os serviços da prefeitura. A sede da Sala do Empreendedor está temporariamente fechada devido à enchente que atingiu o Centro Histórico de Porto Alegre no mês passado.

Em razão disso, os atendimentos estão sendo remotos. Quem necessitar de informações sobre alvarás, licenciamentos entre outros assuntos, pode fazer contato diretamente pelos e-mails alvaraautonomo@portoalegre.rs.gov.br ou alvarareferencia@portoalegre.rs.gov.br. Ainda é possível fazer contato através do Chat On-line do 156 e no aplicativo +POA. Os serviços estão disponíveis no link.


Azeite gaúcho é destaque global

Agroindústria de Viamão recebe no Japão título de melhor blend, entre outros prêmios

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895