Jovens motivados a empreender
Projeto quer inspirar jovens em acolhimento a entrar no mundo dos negócios
publicidade
Criado em 2021 pelo Instituto Atlantos, de Porto Alegre, o projeto Empreendedores do Futuro surgiu em parceria com o Ministério Público e busca incentivar jovens em situação de vulnerabilidade social entre 15 e 21 anos a entrar no mundo do empreendedorismo, a partir de palestras e mentorias. O instituto oferece transporte, alimentação, materiais escolares e kindles, além de um manual com informações importantes, como, por exemplo, tutoriais sobre como se cadastrar em programas do governo e instruções para acessar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo é que os encontros incentivem sua entrada no mundo dos negócios. “Quando eles conhecem alguém que passou pelo que eles passaram e conseguiu ter muito sucesso, isso lhes motiva demais”, diz Guilherme Dadda, presidente do instituto.
Desde a primeira edição, a iniciativa ocorre todos os anos, e passou a contemplar jovens de diferentes ONGs e entidades como a Pão dos Pobres e a Rede Calábria. A organização mobiliza em torno de 40 voluntários, responsáveis pelo agendamento das atividades e pelas dinâmicas em grupo.
Segundo os organizadores, os encontros do projeto aproximaram os jovens de diversas oportunidades profissionais. “Sempre recebemos mensagens de jovens e orientadores falando que os alunos conseguiram emprego por conta do projeto”, completa Dadda. Em 2024, 280 adolescentes foram contemplados, e uma nova edição, focada em oferecer uma feira de oportunidades, está programada para ocorrer ainda neste ano.