Mulheres no mercado de TI
Iniciativa busca aumentar participação feminina no setor de tecnologia
publicidade
A presença feminina no setor de tecnologia da informação (TI) ainda é tímida frente à participação dos homens. Embora o Brasil tenha figurado entre os 10 maiores mercados de tecnologia em 2023, segundo a International Data Corporation, menos de 20% dos profissionais de TI no Brasil são mulheres, conforme a pesquisa "Women in Technology" da Michael Page.
Para transformar esse cenário, o projeto Girls for IT, parceria entre Junior Achievement e ADP Brazil Labs, chega à terceira edição para inspirar e capacitar estudantes do ensino público. A Escola Estadual de Ensino Médio Rafaela Remião, em Porto Alegre, está entre os espaços que recebem a iniciativa. Cerca de 60 alunas participam do projeto sob orientação do grupo de voluntárias da ADP Brazil Labs (na foto), todas elas profissionais com experiência em desenvolvimento e programação de software.
A proposta é despertar o interesse pelas carreiras em TI, oferecendo ferramentas e conhecimento. No workshop, as meninas têm oportunidade de aprender conceitos de programação com foco em HTML e CSS. Ao final do evento, desenvolvem e programam os próprios blogs aplicando o que aprenderam e dando os primeiros passos na carreira de tecnologia.
“O mercado de TI ainda é majoritariamente masculino, o que torna crucial a promoção de ações que incentivem a presença feminina. O Girls for IT é uma dessas iniciativas que busca acender a chama do interesse pela tecnologia no ambiente escolar”, afirma Juliana Costa Beber, gerente sênior de Pessoas da ADP Brazil Labs.