Mulheres no mercado de TI

Mulheres no mercado de TI

Iniciativa busca aumentar participação feminina no setor de tecnologia

Correio do Povo

Aprendizagem aborda conceitos de programação e a criação de um blog

publicidade

A presença feminina no setor de tecnologia da informação (TI) ainda é tímida frente à participação dos homens. Embora o Brasil tenha figurado entre os 10 maiores mercados de tecnologia em 2023, segundo a International Data Corporation, menos de 20% dos profissionais de TI no Brasil são mulheres, conforme a pesquisa "Women in Technology" da Michael Page.

Para transformar esse cenário, o projeto Girls for IT, parceria entre Junior Achievement e ADP Brazil Labs, chega à terceira edição para inspirar e capacitar estudantes do ensino público. A Escola Estadual de Ensino Médio Rafaela Remião, em Porto Alegre, está entre os espaços que recebem a iniciativa. Cerca de 60 alunas participam do projeto sob orientação do grupo de voluntárias da ADP Brazil Labs (na foto), todas elas profissionais com experiência em desenvolvimento e programação de software.

A proposta é despertar o interesse pelas carreiras em TI, oferecendo ferramentas e conhecimento. No workshop, as meninas têm oportunidade de aprender conceitos de programação com foco em HTML e CSS. Ao final do evento, desenvolvem e programam os próprios blogs aplicando o que aprenderam e dando os primeiros passos na carreira de tecnologia.

“O mercado de TI ainda é majoritariamente masculino, o que torna crucial a promoção de ações que incentivem a presença feminina. O Girls for IT é uma dessas iniciativas que busca acender a chama do interesse pela tecnologia no ambiente escolar”, afirma Juliana Costa Beber, gerente sênior de Pessoas da ADP Brazil Labs.


Mel gaúcho ganha destaque

Lideradas por mulheres, agroindústrias do Estado são premiadas

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895