Nasce uma empresa na escola
Estudantes do Ensino Médio criam ‘fábrica’ de porta-óculos
publicidade
Um grupo de 27 estudantes do Ensino Médio do Colégio Farroupilha criou a miniempresa Kabe, que é focada na produção de porta-óculos. Prático e portátil, o produto é fabricado com dois componentes: couro sintético e veludo. Os retalhos ou sobras dessas matérias-primas também serão reaproveitados para confecção de chaveiros e alças, o que auxilia e exercita a consciência e ecológica. Todo o material é aproveitado, segundo informa a escola.
A diretoria da empresa foi formada por membros com habilidades complementares, incluindo o presidente, o diretor de produção, o diretor financeiro, diretor de marketing, diretor de Recursos Humanos e diretor de sustentabilidade. Conforme observou a em nota o colégio, os estudantes “literalmente criaram a empresa do zero” e têm perspectivas de comercializar o produto, ou seja, a miniempresa não funcionará apenas como um exercício escolar.
Há planejamento também para expansão da marca. Os alunos providenciaram ainda um perfil no Instagram apresentando o produto. A página na rede social é encontrada pelo endereço @kabe.sae. As responsabilidades foram atribuídas com base nas aptidões e nos interesses individuais, o que ajuda a garantir um funcionamento harmonioso e produtivo, conforme destaca o grupo. Para a seleção de cada cargo foi feita uma eleição fechada entre os membros da equipe, e isso fez com que cada candidato refletisse sobre seu próprio potencial e soubesse apresentar essas características de forma clara aos outros integrantes.