Produção de sabão é fonte de renda para mulheres

Produção de sabão é fonte de renda para mulheres

Projeto social e ambiental é realizado no bairro Restinga em Porto Alegre

Correio do Povo

Tatiane Oliveira Morais trabalha para capacitar e desenvolver comunidade

publicidade

Projeto social e ambiental, o Sabão da Tinga tem o objetivo de capacitar mulheres para fabricar produtos com óleo de cozinha usado. No dia 25 de novembro começam as primeiras aulas para mulheres no bairro Restinga. Além de proporcionar renda e autonomia para as participantes, a ideia é conscientizar sobre a reciclagem e a sustentabilidade.

Tatiane Oliveira Morais e o marido Rodrigo Morais viram uma oportunidade para formar empreendedoras, com apoio de estabelecimentos comerciais da própria comunidade que doam a matéria prima para a produção do sabão. Soda cáustica, água e essência também são utilizados na fórmula. Durante o curso, as interessadas recebem ainda orientações sobre higiene, segurança, embalagem, rotulagem e comercialização do produto. “O objetivo é que essas mulheres tenham material para a limpeza diária e também para uma renda extra”, ressalta Tatiane.

Parte da renda é revertida para as próprias mulheres e outra parte é destinada ao custeio do projeto, que tem base na agenda 2030 da ONU, principalmente na esfera de empoderamento feminino e desenvolvimento sustentável. “Há anos eu já trabalhei com transformação do óleo em sabão, mas migrei para outras áreas e acabei voltando. Por enquanto, essa não é minha principal fonte de renda, mas a ideia é ampliar”, planeja.

Um terço adota ESG

Oito em cada dez executivos acreditam ser importante que as empresas invistam em ESG, sigla em Inglês que relaciona o ambiental, o social e a governança. Entretanto, só 31% afirmam ter percebido execução de ações efetivas. Os dados estão na Pesquisa Satisfação Empresas do Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica especializada na inserção de jovens em vulnerabilidade no mundo do trabalho.

Jovem Aprendiz

Empresas de Porto Alegre contribuintes do Senac-RS que desejam acesso ao Programa Jovem Aprendiz para turmas do segundo semestre já podem solicitar vagas pelo e-mail atendimento_comunidade@senacrs.com.br. No total, são 560 vagas gratuitas. As regras para acesso e mais detalhes estão descritos no edital disponível no site. Uma das turmas vai iniciar as aulas em 18 de dezembro. 


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895