Produtores desenvolvem blends com erva-mate

Produtores desenvolvem blends com erva-mate

Pesquisa permitiu criar chás diferenciados no interior do RS

Correio+Conteúdo

Casal decidiu empreender a partir de cultura que está na família há gerações

publicidade

Aprofundando o conhecimento sobre a composição fitoquímica da erva-mate, Ariana Maia e Clovis Roberto Roman passaram a oferecer produtos como chás e já estão estudando a criação de um destilado a partir da folha tradicional do RS. O projeto da Inovamate começou em 2016, em um processo de incubação no Parque Tecnológico da Universidade de Passo Fundo.

O objetivo era pesquisar o que poderia se fazer com a planta, além do chimarrão. A família de Roman produz a erva-mate em Ilópolis, no Vale do Taquari, há várias gerações. Com o melhoramento dos sistemas de produção, o casal adaptou o processo e passou a ofertar também blends, misturando na composição frutas e especiarias com matérias primas típicas da região. Para compor cada blend, além da pesquisa realizada junto à UPF, com os cursos de Engenharia de Alimentos, Farmácia e Engenharia Química, houve também um olhar sobre a geografia, a história e a cultura de cada região.

Para a composição, foi realizada uma revisão bibliográfica de mais de 94 artigos. A agregação de valor se traduziu em resultados expressivos: uma embalagem de um dos chás de 100g, que pode ser obtida no site da empresa, permite um retorno financeiro de até três vezes mais que um chá-mate tradicional a granel.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895