Resíduos de uva fazem parte de fórmula de cosméticos

Resíduos de uva fazem parte de fórmula de cosméticos

Empreendedoras da Serra gaúcha criaram produtos livres de solventes, corantes e sintéticos

Correio do Povo

Sementes das uvas utilizadas para a fabricação são orgânicas e respeitam os períodos de colheita de cada safra

publicidade

Duas farmacêuticas e uma psicóloga pesquisaram muito até chegar em fórmulas para cosméticos que trouxessem bons resultados, mas que também fossem sustentáveis. Valeria Weiss, Andréa Mutti de Morais e Luciana Mutti de Morais encontraram nos resíduos de vinícolas da Serra a matéria prima dos produtos de beleza. "Não fazia sentido criarmos mais uma marca se ela não fizesse parte de uma cadeia sustentável, em uma perspectiva da economia circular. Assim, nós aproveitamos as sementes de uvas que seriam jogadas fora”, explica Luciana. A Lander foi criada pelo trio, que é natural da região de onde vem os insumos, em 2022. 

Fazem parte do portfólio dois óleos e um creme facial hidratante. Todos, segundo elas, são livres de solventes, corantes, produtos sintéticos, parabenos e silicones e estão disponíveis em alguns pontos de venda físicos e on-line. As sementes das uvas utilizadas para a fabricação são orgânicas e respeitam os períodos de colheita de cada safra. Dentre os principais desafios para o negócio, estava o posicionamento em um mercado bastante competitivo. Além disso, encontrar fornecedores que estivessem em sintonia com a proposta da empresa e que ainda apresentassem preços competitivos foi uma das dificuldades, segundo Luciana. O investimento inicial ficou em R$ 135 mil e o trio projeta um crescimento de 30% nos próximos cinco anos. Para o futuro, as sócias buscam investir mais R$ 50 mil para a pesquisa de novos produtos que poderão ser criados a partir de resíduos naturais, como a casca de outras frutas.

Empreendedoras

O movimento Sou Empreendedora irá homenagear histórias de mulheres no dia 30 de setembro, no Plaza São Rafael, na Capital, durante o evento Flowers, com premiação para  relatos  inspiradores. Para participar é necessário realizar inscrição no https://eventoflowers.com. Poderão concorrer proprietárias de pequenos negócios, microempresa ou microempreendedoras individuais (MEIs) do RS.

Salões de Beleza

Na Sondagem do Segmento de Salões de Beleza de 2023, divulgada pela Fecomércio-RS, 44,4% dos entrevistados disseram que as receitas superam as despesas; 38,2% indicaram que há equilíbrio; 7,3% estavam deficitários e 10,1% não souberam avaliar. Dentre os principais serviços ofertados, estão o de cabeleireiro (76,9%) e de manicure e pedicure (60,5%).
 


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895