Sobras de tecidos viram bolsas e ideia de negócio

Sobras de tecidos viram bolsas e ideia de negócio

Empreendedoras procuraram dar destino sustentável a resíduos da indústria da moda

Correio do Povo

Sócias comemoram resultados

publicidade

Há oito anos, Larissa Nascimento deixou o trabalho formal para empreender. “Com as reservas que dispunha, me aventurei em um curso de corte e costura. Quando percebi, estava fazendo roupas para vender”, contou. A partir daí, criou uma marca autoral de vestuário feminino, sendo responsável pela criação e produção. No processo, passou a se incomodar com a quantidade de tecidos descartados e que acabavam poluindo o meio ambiente. “Isso definitivamente não combinava com meu sonho. Meu produto tinha que ser sustentável, único e, ao mesmo tempo, para todos os gostos e tamanhos”, afirmou, lembrando da mudança que decidiu fazer no negócio. A irmã Loriane Nascimento passou a fazer parte do projeto, em 2017, e assim nasceu a Platana Bag. Ambas começaram a confeccionar bolsas, pochetes e mochilas com materiais descartados pela indústria da moda, o que, além de sustentável, garantiria exclusividade. “De descartadoras de tecidos, na Platana passaríamos a aproveitá-los e isso, além do benefício ambiental, tornaria os produtos cheios de história”, comentou. 

Desde então, foram desenvolvidos novos itens e houve otimização do processo produtivo, com aquisição de mais maquinário. O destino da maior parte da produção é Porto Alegre, seguida por São Paulo. Há ainda clientes em outras partes do Brasil, nos EUA, na Itália, na Austrália, no Canadá e na Alemanha. No curto prazo, o plano é abrir um espaço físico, pensando em atrair novos clientes e em aproximar a clientela antiga. 

Enoturismo 

Uma pesquisa do Sebrae mostrou que mais de 85% das vinícolas nacionais apostam no enoturismo para aumentar o faturamento. A maioria das empresas desse tipo (63,7%) adota a estratégia de diversificação como um diferencial. Pacotes de visitação e degustação, por exemplo, geram um maior tiquete médio, impulsionando os negócios do segmento.

Economia circular

O evento Mulheres que transformam abordará o protagonismo feminino na Economia Circular amanhã, em Porto Alegre. Promovido pela Revista Plástico Sul, o encontro tem o objetivo de reunir cerca de 50 mulheres para compartilhar experiências e discutir desafios e oportunidades. Os ingressos são vendidos pela página na internet, mas a participação on-line é gratuita. 


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895