Tomate e cultura italiana atraem turistas

Tomate e cultura italiana atraem turistas

Casa reúne produtos e memória no roteiro em Bento Gonçalves, na Serra

Correio do Povo

Construção do ano 2000 tem porão em pedra basáltica

publicidade

Com 66 produtos derivados do tomate e oferta de passeio no local de cultivo sem agrotóxicos, o empreendimento da família Perin integra roteiro turístico em Bento Gonçalves, na Serra. A ideia da criação da Casa do Tomate, localizada na Linha Palmeiro, surgiu em 1993 a partir de um levantamento da região que concentra casas em pedra basalto. A área foi transformada em espaço cultural e passou a ser valorizada economicamente. Os proprietários são descendentes de italianos que tinham o hábito do plantio do fruto usado em molhos vermelhos. A família instalou ainda um memorial para recuperar a história dos antepassados.

A casa, que recebe até 7 mil pessoas por mês, é uma construção de 2000, inspirada na arquitetura italiana, com porão em pedra basáltica. Porém, a abertura da empresa e da casa para o turismo ocorreu somente em 2005. O negócio possui restaurante em madeira, onde também são comercializados produtos derivados do tomate e outros itens. O espaço tem playground para as crianças e é pet friendly. “Além de fazer parte de uma história, o fato de estar em uma rota é entender ou incorporar que é preciso manter as raízes culturais do local”, observa a proprietária Maristela Pastorello Lerin. Para ela e para sua família, é uma oportunidade de compartilhar a cultura local. “Temos o compromisso de proteger a paisagem, mostrando para o mundo que ainda existem encantos pelo Brasil.” Os proprietários têm planos de ampliar a produção e otimizar a industrialização, sem perder de vista as receitas tradicionais da família.

Empreender Social

As inscrições para o Empreender Social RS, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), vão até 9 de fevereiro. O programa oferecerá 15 mil capacitações para cadastrados no CadÚnico que queiram empreender ou que já atuem no RS. Para participar, os municípios e organizações devem preencher um termo e enviar para o e-mail: disp@social.rs.gov.br.

Patrocínio do Sebrae

Estão abertas, até 21 de fevereiro, as inscrições para empresas, associações e projetos que promovam a cultura do empreendedorismo solicitarem patrocínio ao Sebrae. O edital e lista de documentos estão disponíveis no link. Será incentivada a conexão entre negócios e ações de sustentabilidade, inovação inclusão e competitividade.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895