Empresa de laticínios fechará unidade em São Lourenço do Sul

Empresa de laticínios fechará unidade em São Lourenço do Sul

Prefeito José Sidney Nunes de Almeida disse que cerca de 50 empregos serão cortados

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

publicidade

A Brasil Foods (BrF) vai fechar a unidade de beneficiamento de leite tipo C e fabricação de bebida láctea de São Lourenço do Sul, no Sul do Estado, e manter no município apenas uma estação de recebimento e armazenagem do produto. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Camaquã e Região ao prefeito José Sidney Nunes de Almeida. Segundo o chefe do Executivo local, cerca de 50 empregos diretos serão cortados. Ele lembrou, sem citar números, que e empresa é a segunda maior em geração de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no município.

Almeida criticou não ter sido contatado pela direção da BrF para tratar da questão. Segundo o prefeito, apesar de conseguirem dinheiro com juros subsidiados pelo governo federal, grandes grupos econômicos não dão a contrapartida necessária. “Temos aqui condições de manter aberta, de administrar com uma cooperativa”, desafiou. A data de fechamento prevista é 15 de setembro, quinta-feira da semana que vem, conforme a representação dos trabalhadores.

A indústria está instalada no município há 40 anos (na época Laticínios Mayer) e pertencia à Elege antes de ser vendida à BrF. Segundo o secretário de finanças do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação de Camaquã e Região, na última década mais de cem funcionários foram demitidos com o fechamento gradual de unidades produtivas da empresa. “Fecharam a parte de queijos, sementes, suínos e ração”, lamentou Claudemir da Cunha Foster.

O prefeito Almeida disse já ter feito contato com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e com o vice-governador, Beto Grill, para discutir uma alternativa que mantenha a unidade industrial de portas abertas.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895