Empresa gaúcha é uma das três brasileiras com estande na Feira Industrial de Hannover

Empresa gaúcha é uma das três brasileiras com estande na Feira Industrial de Hannover

Novus de Canoas fornece componentes para máquinas de diferentes segmentos

Ananda Müller / Enviada Especial / Grupo Record RS

Fundada em 1982, Novus participa da feira há 25 anos

publicidade

Uma das principais características da Feira Industrial de Hannover é, sem dúvida, a presença de expositores de todos os cantos do planeta. São 6,5 mil estandes disputados por empresas de mais de 70 países. Desse total, entretanto, um número pouco positivo para o país: apenas três espaços próprios são oriundos do Brasil.

Mas o Rio Grande do Sul pode comemorar. Uma dessas três empresas é a Novus, originária de Porto Alegre e atualmente sediada em Canoas, na região Metropolitana. Com cerca de 200 colaboradores, fornece componentes para máquinas de diferentes segmentos, produzindo tecnologia para controle de temperatura e pressão. Fundada em 1982, participa da Feira de Hannover há 25 anos.

“Nós percebemos que os europeus, especialmente os alemães, somente dão voto de confiança a alguém após terem garantias de continuidade. Precisamos de muitos anos para nos firmarmos”, diz Valério Galeazzi, representante da Novus na Europa. Atualmente, os gaúchos exportam para mais de 60 países, inclusive planejando a instalação de um centro de distribuição em solo europeu. Entre os clientes, a Rolex, que usa os controladores de temperatura da Novus para as câmaras de ajuste de pulseiras de seus relógios.

A comitiva brasileira vem dividindo seu tempo entre a maratona nos pavilhões da feira e visitas técnicas a empresas da região. Na terça, o grupo foi até Hamburgo, para uma excursão guiada pela linha de produção da planta alemã da Airbus. Na quarta, foi a vez de conhecer as instalações da Volkswagen em Wolfsburg e, nesta quinta, a parada foi a montadora de máquinas agrícolas Class, em Harsewinkel.

A feira de Hannover fecha ao público nesta sexta-feira. O grupo brasileiro retorna ao país neste sábado, após cinco dias de imersão no universo da indústria 4.0.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895