Endividamento dos gaúchos cai de outubro para novembro, indica Fecomércio

Endividamento dos gaúchos cai de outubro para novembro, indica Fecomércio

Famílias preferiram não contrair novas dívidas às vésperas do Natal

Correio do Povo

publicidade

O percentual de famílias endividadas no Rio Grande do Sul apresentou queda em novembro, marcando 65,6% neste mês ante 70,2% registrado em outubro. De acordo com os números da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic-RS) do Estado divulgada nesta quinta-feira pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), no entanto, houve elevação em 12 meses. No mesmo período do ano passado, o índice de endividamento era de 53,2%.

De acordo com a Fecomércio, o percentual foi surpreendentemente baixo em 2011 - segundo menor na série histórica -, fazendo com que a alta verificada um ano depois já fosse esperada. Em relação a outubro, a pesquisa mostra que os gaúchos preferiram não tomar novas dívidas, às vésperas do Natal.

Ainda de acordo com o levantamento, a parcela de famílias que se declara muito endividada no Estado apresentou alta, passando de 10,3% para 12,2% em novembro. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/RS, Zildo De Marchi, 2012 teve, em média, um percentual de endividamento menor do que no ano passado. Ele atribuiu à queda a maior incerteza sobre a economia ao longo desse ano em convergência com o menor crescimento da atividade do setor.

O tempo de comprometimento com dívidas apresentou pequena queda, passando de 7,8 meses em outubro para 7,4 meses em novembro. Já a parcela da renda comprometida com dívidas apresentou leve redução, ao cair de 29,0%, em outubro, para 28,4%, em novembro. No entanto, o percentual de famílias que comprometem mais de 50% da renda passou de 9,8%, em outubro deste ano para 13,8% em dezembro.

Segundo a Fecomércio, os principais tipos de dívida atualmente são: cartão de crédito (76,9%), carnês (27,7%) e financiamento de carros (12,1%). Como as famílias podem ter mais de um tipo de dívida, a soma supera os 100%.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895