Envelhecimento no RS é mais acelerado, mostra Censo

Envelhecimento no RS é mais acelerado, mostra Censo

Estado tem o maior percentual de pessoas com 65 anos ou mais

Correio do Povo

Envelhecimento no RS é mais acelerado, mostra Censo

publicidade

A sinopse do Censo Demográfico 2010 aponta o envelhecimento da população do Rio Grande do Sul em um ritmo bastante acelerado se comparado a outras localidades do país e do mundo. Também chama atenção que na década de 70 a média de filhos por família era de seis e hoje caiu para a metade desse total, mudando consideravelmente a pirâmide etária, que passa a ter a base mais estreita e a parte superior ampliada no período avaliado por Marilene Dias Bandeira, da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Essas informações estão na Carta de Conjuntura divulgada quinta-feira pela FEE.

No período entre 1970 e 2010, a população gaúcha de 60 anos ou mais aumentou em mais de 1 milhão de pessoas, passando de 384.502 para 1.459.597. Um novo dado apontado foi o fato de o Rio Grande do Sul ter o maior percentual de pessoas com 65 anos ou mais entre os estados brasileiros (9,3%). Esse número aumentou bastante nas últimas décadas. Em 1970 eram apenas de 3,7%. Hoje são 994.613 pessoas.

Outro indicador que demonstra o envelhecimento populacional é a razão de dependência dos idosos acima de 60 anos daquela potencialmente ativa, entre 15 e 59 anos. Em 1970, a proporção era de 10,5 idosos para cada cem pessoas potencialmente ativas e hoje é 20,8 em cada 100. O cenário mostra que o Estado ainda aproveita o chamado bônus demográfico, fenômeno caracterizado pelo fato de a força de trabalho ser muito maior que a população dependente. "Esse movimento não deverá se estender por muitas décadas, talvez até 2030", observou Marilene. "As políticas públicas implementadas pelo governo terão de levar em conta essa nova realidade."

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895