EUA confirmam novas restrições à exportação de chips Nvidia e AMD

EUA confirmam novas restrições à exportação de chips Nvidia e AMD

Intenção é “salvaguardar segurança nacional e econômica”

Estadão Conteúdo
EUA confirmam novas restrições à exportação de chips Nvidia e AMD

EUA confirmam novas restrições à exportação de chips Nvidia e AMD

publicidade

O governo dos Estados Unidos afirmou que exigirá licenças de exportação para alguns chips de inteligência artificial (IA) fabricados pela Nvidia e pela AMD.

“O Departamento de Comércio está emitindo novos requisitos de licenciamento de exportação para o NVIDIA H20, AMD MI308 e seus equivalentes”, afirmou o departamento em um comunicado.

O governo acrescentou estar “comprometido em agir de acordo com a diretriz do presidente Trump para salvaguardar nossa segurança nacional e econômica".

O movimento dos Estados Unidos relacionado aos chips, dentro da guerra comercial, mexeu com as bolsas de todo o mundo. As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quarta-feira por conta do tombo da Nvidia. O mesmo aconteceu na Europa, onde as bolsas operaram em baixa no começo do dia.

Ontem, a Nvidia alertou que prevê um encargo de até US$ 5,5 bilhões relacionado a restrições que o governo dos EUA impôs à exportação de seus chips AI H20 para a China.

Veja Também

Tarifas astronômica

A China está sujeita a pagar tarifas de até 245% para exportar seus produtos para os EUA caso tome novas medidas retaliatórias, segundo ficha informativa divulgada pela Casa Branca na terça-feira (15).

Atualmente, a tarifação dos EUA sobre importações chinesas é de 145%. No fim da semana passada, a China elevou tarifas retaliatórias a produtos dos EUA, de 84% para 125%, mas também sinalizou que não pretende mais acompanhar eventuais novos aumentos de tarifas por Washington, com a alegação de que não faria sentido do ponto de vista econômico.

A China fez um apelo nesta quarta-feira para que os Estados Unidos "parem de ameaçar e chantagear", depois que a Casa Branca transferiu a Pequim a responsabilidade de iniciar uma negociação para desacelerar a guerra comercial entre as duas grandes economias mundiais.


Confeiteiras se unem para recomeçar depois da enchente

Projeto arrecadou dinheiro para auxiliar 60 empreendedoras na retomada de seus negócios

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895