Ex-presidente da Volkswagen vende grande parte de suas ações

Ex-presidente da Volkswagen vende grande parte de suas ações

Ferdinand Piech detém cerca de 15% ou 1 bilhão de euros do grupo

AFP

Ferdinand Piech esteve à frente da VW de 1993 a 2002

publicidade

O poderoso ex-presidente da Volkswagen, Ferdinand Piech, assinou um acordo para vender a maior parte de sua participação no grupo, disse sua holding na segunda-feira. "Ferdinand Piech venderá a maior parte de suas ações a outros membros da família Porsche-Piech", que controla a Porsche SE (PSE), uma empresa parte do grupo VW, disse um porta-voz da holding.

Piech, de 79 anos, detém uma participação considerável - em torno de 15% ou 1 bilhão de euros (US$ 1,1 bilhão), de acordo com relatos da mídia alemã - no PSE, ao lado de outros membros da dinastia descendente do inventor do Fusca. A PSE, uma empresa meramente financeira sem vínculo direto com a fabricante de carros esportivos e a subsidiária da VW, Porsche, controla o grupo Volkswagen com 52% de seus direitos de voto.

O porta-voz se recusou a dizer exatamente quanto de sua participação Piech vai vender ou para que outros membros da família. A venda desta segunda-feira ainda está sujeita à aprovação de reguladores financeiros e autoridades de concorrência em vários países, afirmou a holding em um comunicado. Uma fundação controlada por Piech, que "indiretamente detém uma participação limitada", não vai desistir de suas ações, disse a PSE.

O ex-presidente também permanecerá membro do conselho fiscal da PSE "até que a transação seja finalizada", disse a empresa, recusando-se a especificar uma data exata. Piech tem discordado de outros membros sobre o chamado "dieselgate", escândalo que tem abalado a empresa desde setembro de 2015. Segundo a imprensa alemã, ele disse aos promotores que os diretores da VW sabiam sobre emissões, contrariando aquilo que eles haviam afirmado.

Piech esteve à frente da VW de 1993 a 2002, antes de assumir a chefia de supervisão até 2015. Sua mãe Louise era a filha do fundador da Porsche e inventor do Fusca, Ferdinand Porsche, enquanto seu pai dirigiu a histórica fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, no norte da Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895