Executivos de finanças debatem estratégias para valorização empresarial
Primeira edição da Confraria do IBEF-RS reuniu especialistas e marcou o início da programação de eventos de 2025

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O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Rio Grande do Sul (IBEF-RS) abriu oficialmente sua programação de eventos de 2025 com a primeira edição do ano da Confraria do IBEF-RS. Realizado na noite desta terça-feira (18), o encontro reuniu executivos e especialistas para debater estratégias financeiras e promover networking em um ambiente descontraído.
O tema central do evento foi “Criação de Valor e Valuation – Método VEC”, uma abordagem que mede a real lucratividade econômica das empresas a partir do retorno do capital investido. O bate-papo foi conduzido pelo consultor e professor da FGV EAESP, Oscar Malvessi, e pelo mestre em Gestão de Negócios Ismael Silva dos Santos, com mediação do presidente do IBEF-RS e CFO da Irani, Odivan Carlos Cargnin.
O Método VEC (Valor Econômico Criado), desenvolvido nos Estados Unidos na década de 1980, é uma ferramenta que busca garantir a criação de valor sustentável para empresas e investidores. O modelo permite avaliar a rentabilidade real dos negócios, alinhando os interesses de acionistas e executivos, além de estimular a competitividade e o crescimento organizacional.
Segundo Cargnin, um dos principais objetivos do IBEF-RS, é justamente promover a discussão de ideias em um ambiente agradável, leve e seguro, sobre temas que são de extrema importância para as empresas. “Hoje tem um evento especial aqui com a presença do professor Malvessi, que é uma pessoa extremamente reconhecida no Brasil sobre criação de valor pelas empresas. É um tema bastante denso, porque as empresas têm um desafio muito grande em entregar retorno econômico para os seus acionistas e para a sociedade”, disse.
Eleito no início desta semana como novo presidente da entidade, assumindo a partir de março, Eduardo Estima também esteve presente e ressaltou a integração proporcionada pelo evento, para proporcionar o crescimento da entidade. “Nos últimos dois anos saímos de 70 para 240 associados e nossa meta é chegar no fim da gestão com 400. Nós propiciamos e incentivamos esse networking, para a gente possa falar dos problemas e debater os temas junto aos associados”, afirmou.