Exportações gaúchas têm menor valor em janeiro desde 2009

Exportações gaúchas têm menor valor em janeiro desde 2009

Queda foi de 16,1%, na comparação com dezembro, indica FEE

Mauren Xavier

publicidade

As exportações gaúchas em janeiro de 2016 tiveram o menor valor para o mês desde 2009. A redução, segundo dados apresentados nesta segunda-feira pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), foi de 16,1%, na comparação com dezembro. A diminuição em valores foi de 156 milhões de dólares.

A venda de produtos básicos foi o que teve maior impacto neste resultado, especialmente de farelo de soja, trigo em grão e fumo em folhas. Ao mesmo tempo, houve crescimento nas exportações de itens semimanufaturados, como madeira em estilhas e de celulose. “As exportações de celulose cresceram quase U$ 67 milhões, especialmente para a China”, destaca o economista da FEE Tomás Torezani, lembrando a importância do aumento da produção da Celulose Riograndense, em Guaíba.

Na categoria de produtos manufaturados, os maiores recuos foram registrados na venda de máquinas e aparelhos agrícolas, hidrocarbonetos e ônibus. Houve um aumento nas vendas de polímeros plásticos e refrigeradores/congeladores.

Com a queda, o Rio Grande do Sul é o quinto Estado no ranking nacional, com representação de 7,2% do total das exportações. Estão à frente, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. A China é o principal destino das exportações gaúchas, totalizando 10,3%. O mercado chinês é seguido pela Argentina (9,7%), Estados Unidos (8,9%), Alemanha (4%) e a Coreia do Sul (3,9%).

Segundo o economista, apesar do resultado negativo, ainda é cedo para projetar o ano. “Se o câmbio se mantiver no atual patamar, pode ser, por exemplo, que as exportações de industrializados, tanto de semi quanto de manufaturados, melhorem ainda mais”, projeta.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895