Exportações gaúchas têm queda em preço e aumento em volume no trimestre

Exportações gaúchas têm queda em preço e aumento em volume no trimestre

Dados foram divulgados pela FEE

Cláudio Isaías

publicidade

As exportações do Rio Grande do Sul somaram 5,518 bilhões de dólares no terceiro trimestre de 2015, uma redução de 329,7 milhões de dólares em relação ao mesmo período do ano anterior. Em razão deste resultado, as exportações gaúchas tiveram queda -19,6% em preço, mas aumento de 17,4% em volume, no terceiro trimestre deste ano. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo economista Tomás Torezani, da Fundação de Economia e Estatística (FEE).

No mesmo sentido, o crescimento do volume embarcado para o exterior pelo Rio Grande do Sul (17,4%) foi maior que o do Brasil (-0,8%), mesmo com quedas semelhantes em preços (-19,6% e -19,9% respectivamente). Com o resultado, o Estado avançou no ranking nacional, ocupando a terceira posição - atrás de São Paulo e de Minas Gerais, com 11% das exportações brasileiras.

Segundo Torezni, contribuiu para o desempenho a venda do casco da plataforma P-67 para a China (394,2 milhões de dólares). Caso contrário, a retração do valor exportado seria de 12,4%.

Em setembro, as exportações do Rio Grande do Sul registraram 2,097 bilhões de dólares, um aumento de 30 milhões de dólares em relação a setembro de 2014. O desempenho fez com que o Estado ocupasse a segunda posição no ranking nacional, apenas atrás de São Paulo. Se fosse desconsiderada a exportação do casco da P-67, que foi contabilizada no mês, as vendas externas gaúchas recuariam 17,6%, praticamente o mesmo desempenho apresentado pelo Brasil (-17,7%), e o Estado perderia uma posição no ranking nacional. Para dimensionar o “efeito-plataforma”, 18,8% das receitas de exportação do Estado foram provenientes da venda de um casco de plataforma de petróleo, participação maior que qualquer segmento industrial (a maior participação foi a dos produtos de fumo, 13,3%) e apenas menor que a participação da soja em grão que foi de 22%.

No acumulado do ano (janeiro a setembro), as vendas externas gaúchas alcançaram 13,567 bilhões de dólares, um recuo de 1,202 bilhão de dólares.

O segmento de derivados do petróleo foi o que mais contribui negativamente para o recuo do valor exportado do Estado (359,9 milhões de dólares), seguido pela soja em grão (343,5 milhões de dólares), produtos alimentícios ( 223 milhões de dólares), produtos do fumo (215,7 milhões de dólares), milho (174,7 milhões de dólares) e máquinas e equipamentos (150,3 milhões de dólares). Os destaques positivos ficaram por conta da fabricação de outros equipamentos de transporte (389,3 milhões de dólares), trigo em grãos (247,3 milhões de dólares) e fabricação de celulose e papel (65,6 milhões

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895