Conheça os palestrantes confirmados para o 5º Fórum de Energias Renováveis

Conheça os palestrantes confirmados para o 5º Fórum de Energias Renováveis

O evento vai ocorrer no dia 10 de junho no Teatro CIEE-RS Banrisul em Porto Alegre e abordará o cenário atual do setor elétrico e novidades da indústria de baixo carbono

Vitória Miranda
Até o momento 22 painelistas estão confirmados para o 5° Fórum de Energias Renováveis no dia 10 de junho em Porto Alegre

Até o momento 22 painelistas estão confirmados para o 5° Fórum de Energias Renováveis no dia 10 de junho em Porto Alegre

publicidade

O 5° Fórum de Energias Renováveis, marcado para a próxima terça-feira em Porto Alegre, tem dezenas de participantes confirmados para debater sobre a produção, a geração e a transmissão energética sustentável.

Entre os especialistas no setor e autoridades que participarão do encontro no Teatro CIEE-RS Banrisul, a partir das 8h, estão representantes do Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (SindienergiaRS), que realiza o evento junto com o Correio do Povo.

As inscrições gratuitas para participar do evento de forma presencial ainda estão abertas.

O fórum também terá transmissão ao vivo no youtube do Correio do Povo.

Veja Também

Conheça abaixo todos os painelistas:

Daniela Cardeal

Fórum de Energias Renováveis 2024 | Foto: Camila Cunha / CP Memória

É engenheira civil formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com MBA em Gestão Empresarial pela mesma instituição. É Diretora de Operações da DGE, Conselheira do Comitê de Articulações Amcham RS, Conselheira do Conselho de Meio Ambiente da FIERGS e Coordenadora do Comitê de Mulheres da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul.

Desde 1997, atua no setor de energia renovável e atualmente é presidente do Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS).

Em sua gestão (2024-2027) busca diversificar as fontes energéticas no estado, promovendo o desenvolvimento de uma indústria inovadora, descarbonizada e de alto impacto positivo para a sociedade.

Carolina Bahia

Carolina Bahia, gerente-executiva de Relações Institucionais da Sulgás desde maio de 2023. | Foto: Divulgação / Arquivo pessoal

Gerente-executiva de Relações Institucionais da Sulgás desde maio de 2023, Carolina Bahia possui mais de 20 anos de experiência na cobertura das áreas de economia e política em Brasília. Formada em Jornalismo pela Famecos-PUC/RS, com MBA em Mercado Financeiro pela FIA/SP, foi consultora da ANK Reputation.

Ao longo da carreira, foi repórter das áreas de rural, economia e política. De 2000 a 2023 em Brasília, acompanhou de perto os principais fatos e crises que têm marcado a história do país.

Por mais de duas décadas, foi editora-chefe da Sucursal da RBS/Brasília, colunista, âncora e comentarista dos jornais Zero Hora e Diário Catarinense, rádios Gaúcha e CBN, além da RBS TV e da NSC TV.

Eduardo Condorelli

Expointer 2024 - Correio Rural Debates | Eduardo Condorelli, superintendente do Senar-RS | Foto: Camila Cunha / CP Memória

É zootecnista pela Universidade Federal de Lavras (MG) e superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do RS (SENAR-RS). Condorelli já foi Assessor da superintendência em temas como o CAR - Cadastro Ambiental Rural, instrutor do SENAR-RS e também Supervisor regional da instituição nos municípios da região da Campanha Gaúcha.

Atualmente é produtor rural em Bagé, planta soja, investe na silvicultura e pecuária de corte. É vice-presidente do Sindicato e Associação Rural de Bagé e um dos integrantes das Câmaras Técnicas do CONSEMA – Conselho Estadual de Meio Ambiente, tratando sobre reorganização do licenciamento ambiental no Estado.

Renê Reinaldo Emmel

Eduardo Condorelli no Fórum de Energias Renováveis 2024. | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho com mais de duas décadas de experiência, destacando-se pelos 12 anos dedicados ao gerenciamento das redes subterrâneas de distribuição de energia no centro de Porto Alegre.

Profissional altamente qualificado para lidar com projetos, reformas e avaliações de redes elétricas, além de perícia técnica e consultoria para empresas e condomínios. Possui MBA em Gestão pela ESPM e Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela UNIJUI.

Sua dissertação tratou do planejamento estratégico de uma spin-off voltada para a gestão do desenvolvimento e produção de sistemas de monitoramento inteligente. Doutorando na UNIJUI.

Liliani Cafruni

Liliane Cafruni no Fórum de Energias Renováveis 2024. | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

Diretora de Sustentabilidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Possui

pós-graduação em Direito Ambiental pela PUCRS e é bacharel em Direito pela UniRitter.

Atua como Conselheira do Conselho Estadual de Saneamento (Conesan) e do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (SEMA/RS), além de ser vice - presidente da AGAAE (Associação Gaúcha dos Advogados de Direito Ambiental Empresarial).

Rafael Salamoni

Rafael Salamoni no 4º Fórum de Energias Renováveis. | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

Engenheiro Ambiental, Especialista em Engenharia e Segurança do Trabalho, Mestre em Engenharia Civil e MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Possui mais de 18 anos de experiência no setor de resíduos sólidos, passando por implantações, operações e gestão de aterros sanitários, unidades de triagem, usinas de geração de energia movidas a biogás e unidades de tratamento de efluentes.

Ocupou os cargos de gerente de operações, gerente de sustentabilidade empresarial, superintendente técnico e hoje ocupa o cargo de Diretor Técnico e Operacional das empresas CRVR, Biotérmica Energia, Essencis e Biometano Sul e é vice-presidente do Sindienergia-RS.

Guilherme Sari

Guilherme Sari em roda de conversa de associados do Sindienergia-RS. | Foto: Pedro Piegas / CP Memória

É sócio-diretor da empresa DGE Soluções Renováveis, empresa com mais de 15 anos no setor de energia atuando em projetos renováveis no Rio Grande do Sul e Nordeste do país, com desenvolvimento e portfólio de mais de 6 GW em empreendimentos de energia eólica e solar.

É diretor de eólicas do Sindicato da Indústria e das Empresas do Setor de Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS) e delegado da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), atendendo a matriz eólica, solar, bioenergias, hídrica, hidrogênio verde, entre outras fontes, com atuação na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e com importantes resultados para o Estado na criação de um ambiente de negócios favoráveis para investimentos em renováveis.

Roberto Zuch

Roberto Zuch no Fórum de Energias Renováveis 2024. | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

Especialista em energia renovável e infraestrutura, com uma sólida formação acadêmica e uma vasta experiência profissional. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Roberto complementou sua formação com um MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV), especialização em centrais hidrelétricas pela Universidade Federal de Itajubá e uma Pós-Graduação em Finanças Corporativas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Ao longo de sua carreira, Roberto tem se destacado como Diretor na Energer – Empreendimentos em Energia Ltda, onde supervisiona o desenvolvimento de mais de 2.000 MW em projetos de energia renovável, incluindo hidrelétricas, usinas solares e parques eólicos. Ele possui forte expertise em negociações financeiras, trabalhando com instituições como BNDES e BRDE para viabilizar grandes investimentos.

Além de sua atuação na Energer, Roberto é Sócio-Administrador na Engevias – Serviços Técnicos de Engenharia, oferecendo consultoria em infraestrutura e geração de energias renováveis.

Sua experiência é enriquecida por sua participação como Conselheiro na São Roque Energética S.A., no COINFRA da FIERGS e na AGPCH, além de Diretor de Hídricas do Sindicato de Energia Renovável do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS).

Frederico Boschin

Frederico Boschin em roda de conversa para associados do Sindienergia-RS. | Foto: Pedro Piegas / CP Memória

Diretor Executivo da Noale Energia e Sócio na Ferrari Boschin Advogados. Possui 20 anos de experiência em projetos de energia e modelos de negócios para os Mercados Regulado (ACR), Livre (ACL) e Geração Distribuída. Coordenador Regional da ABSOLAR (Santa Catarina) - Membro do Conselho de Infraestrutura da FIERGS - Conselheiro Fiscal e Diretor de Energia Solar do SindienergiaRS e Professor da PUC/RS e PUC/MG. Bacharel em Direito (UFRGS), MBA em Gestão Empresarial (FGV/RS), Mestre em Direito Econômico (Universidade de Lisboa), Pós Graduado em Engenharia de Energia pela Politécnica da PUC/RS e Pós Graduado em Regulação do Setor Elétrico pelo Instituto de Economia da UFRJ.

Luiz Antonio Leão

Luiz Antonio Leão no 4º Fórum de Energias Renováveis | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

Profissional da área de geração de energia elétrica, com mais de 40 anos de experiência no setor, tendo desenvolvido várias funções na Companhia Estadual de Energia Elétrica-RS, Diretor de Distribuição e Diretor Presidente, e atualmente sócio proprietário da Enerbio Energia e Meio Ambiente, empresa que atua exclusivamente na geração de energia a partir de fontes renováveis.

Hoje é Conselheiro da AGPCH - Associação Gaúcha de PCHs e Diretor Regional RS da COGEN - Associação das Indústrias de Cogeração de Energia, e Diretor de Bioenergias do Sindienergia-RS.

Frederico Behrends

Frederico Behrends em evento empresarial divulgado em suas redes sociais. | Foto: Divulgação / Arquivo pessoal

Presidente e CEO da Tecnova Energia. É um diretor executivo experiente com histórico de atuação no setor de petróleo e energia. Possui experiência em Energia, Sistemas de Potência, Energias Renováveis, Usinas de Energia, Sistemas Solares e Energia Eólica.

Engenheiro elétrico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), possui sólida formação em desenvolvimento de negócios, diretor de transmissão do Sindienergia-RS.

Fernando Estima

Fernando Estima foi candidato do PSDB na disputa pela prefeitura de Pelotas | Foto: Edvan Rosa / Especial / CP

Gerente de Planejamento e Desenvolvimento do Porto do Rio Grande. Participou do processo de transição de governo analisando a estrutura hidroportuária do Estado e tem forte relação política com o Governador Eduardo Leite.

Foi coordenador da Feira do Polo Naval, participou ativamente da construção do APL Polo Naval e foi gestor da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Pelotas nos governos de Eduardo Leite e Paula Mascarenhas. Diretor de Hidrogênio Verde do Sindienergia-RS.

Wolf Rowell

Wolf Rowell em evento empresarial divulgado em suas redes sociais | Foto: Divulgação / Arquivo pessoal

É engenheiro mecatrônico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com MBA em Gestão Empresarial para o Setor Elétrico pela FISUL, professor do mesmo MBA, Mestrando em Ciência da Computação com ênfase em IA para o Setor Elétrico e integrante do Laboratório de Machine Learning Theory and Application (MALTA) da PUCRS.

É Diretor de Engenharia e Finanças da Noale Energia e Coordenador do Comitê de Mercados do Sindienergia-RS. Desde 2003, atua no setor de projetos industriais, eficiência energética, cogeração, geração de energia renovável, inovação e tecnologias emergentes.

Domingos Velho Lopes

Domingos Velho Lopes no Fórum de Energias Renováveis 2024 | Foto: Camila Cunha / CP Memória

É engenheiro agrônomo formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e produtor rural desde 1992, exercendo suas atividades em Mostardas e Palmares do Sul junto à família.

Começou sua atividade institucional, em 1997, como presidente do Sindicato Rural de Mostardas. Em 2000, entrou para a diretoria da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). Desde 2003 é membro da Comissão de Arroz da federação.

Em 2005 recebeu a distinção de produtor de arroz do ano através do Prêmio Senar-O Sul; em 2009 recebeu o prêmio Homem do arroz do ano pela Federarroz.

Em 2016, Lopes foi homenageado com a Medalha Assis Brasil, durante a Expointer, por relevantes serviços prestados à agropecuária gaúcha. No ano seguinte, assumiu a Comissão de Meio Ambiente da Farsul e foi conduzido à presidência do Conselho Superior da entidade.

A partir de 2018 desempenhou as funções de membro titular dos Conselhos Estaduais de meio ambiente; Conselho Estadual de recursos hídricos e Conselho de Saneamento do RS, além de ser membro titular da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Em 2022 exerceu o cargo de Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Atualmente exerce o cargo de diretor vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Rodrigo Sousa Costa

Rodrigo Sousa Costa em sua posse na diretoria da Federasul | Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Pelotas e advogado pela Universidade Católica de Pelotas com pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Produtor rural em Pedro Osório, presidiu a Associação Rural de Pelotas e coordenou o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pelotas e a Aliança Pelotas.

É o atual presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e já foi vice-presidente de Integração da Federasul por dois mandatos.

Renato Chagas

Renato Chagas, diretor-presidente da Fepam | Foto: Divulgação / Fepam

Formado em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), possui especialização em Saneamento Básico.

Atuou como técnico da Fepam (1982 a 1995), foi chefe da Divisão de Controle da Poluição Industrial (1995 a 2012) e chefe do Departamento de Controle (2012 a 2018).

Entre 2019 e 2022, assumiu a direção técnica da Fundação, da qual é o atual diretor-presidente.

Rodrigo Huguenin

Rodrigo Huguenin (Sema/RS) no 4º Fórum de Energias Renováveis | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

Engenheiro Mecânico pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), com MBA em Gestão de energias renováveis e eficiência energética (IPOG), pós-graduando em Petróleo e Gás com Ênfase em Transição Energética (COPPE-UFRJ) e mestrando pelo programa de pós-graduação em engenharia mecânica - Energia (UFRGS).

Possui experiência na área de geração de energia, atuando em empresas nacionais, e destacando-se nos segmentos de termelétrica e petroquímica.

Atualmente é o Diretor do Departamento de Energia na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul e Secretário executivo do planejamento energético do Rio Grande do Sul - COPERGS.

Diogo Leuck

Diogo Leuck, secretário executivo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul, em evento divulgado em suas redes sociais | Foto: Divulgação / Arquivo pessoal

Possui mais de 19 anos de experiência em gestão estratégica, atuando em diversos setores como serviços, comércio, indústria e agricultura, com ênfase no setor de base florestal , indústria química a tratamento de água e efluentes.

Atualmente, é Secretário Executivo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul. Foi Presidente do Conselho Deliberativo da COMUSA e Conselheiro da FIMEC. Anteriormente, atuou como Diretor no Grupo SETA e Sócio-Diretor em várias empresas, incluindo Vital Remoções, LEUCK Assessoria e Consultoria Empresarial e GÓRDIUM Gestão Tributária.

Formação acadêmica e especializações: Possui MBA em Gestão Executiva pela Fundação Don Cabral e Kellogg School, além de várias especializações em governança e gestão de negócios.

Atividades voluntárias: Leuck é ativo em diversas organizações, incluindo a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Também ocupou posições de liderança em associações do setor empresarial e florestal, como ACI NH, AGEFLOR, Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura e da Iba.

Cláudio Leite Gastal

Presidente do Badesul, Claudio Gastal | Foto: Divulgação / Badesul / CP

Analista de sistemas e mestre em sistemas de informação, atua há mais de 20 anos nas áreas de gestão, gestão pública e competitividade. No setor público foi Secretário de Estado de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2022 e Secretário Executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República de 2011 a 2016. Esteve à frente do MBC – Movimento Brasil Competitivo nos períodos de 2002 a 2009 e de 2016 a 2018.

No período do MBC atuou em estados, municípios, órgãos federais e organizações do terceiro setor na promoção das melhorias de gestão, liderou o pacto pela reforma do estado com 15 governadores e a agenda pela transformação digital com mais de 80 empresas e organizações.

Teve atuação internacional junto à Agencia de Desenvolvimento Americana – USAID – em Moçambique e também no GFCC – Fórum Global de Conselhos de Competitividade, World Economic Forum.

Paulo Raffin

Paulo Raffin no ciclo de debates do Correio do Povo na Expointer 2024 | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

Engenheiro Civil (UFRGS) com pós-graduação em Construção Civil com ênfase em Metodologia do Ensino Superior (PUCRS). Tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Decision) e pós-MBA em Negociações Avançadas pela mesma instituição (FGV-Decision)

Membro da Empresa PIO Keramoproject BRNO – República Tcheca e da Empresa de Trens de Alta Velocidade – TGV.

Atualmente é superintendente da Agência do RS do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Já atuou como diretor e responsável técnico na empresa CONTEC Engenharia Ltda, diretor e responsável técnico da empresa J&W Engenharia Ltda e presidente da Corte de Mediação e Arbitragem do Rio Grande do Sul – COMARGS.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895