Fed eleva em 0,75 ponto percentual sua taxa básica de juros nos Estados Unidos

Fed eleva em 0,75 ponto percentual sua taxa básica de juros nos Estados Unidos

Comunicado foi divulgado nesta quarta-feira

AE

publicidade

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) decidiu elevar a taxa dos Fed Funds em 75 pontos-base (pb), para a faixa entre 3,00% e 3,25% ao ano. O comunicado foi divulgado nesta quarta-feira, 21. A decisão foi unânime.

É o terceiro aumento consecutivo de tal amplitude pela instituição.

O Fed também decidiu elevar a taxa de juros paga sobre saldo de reserva para 3,15%, decisão que entra em vigor a partir da quinta-feira, 22, e a taxa de desconto em 75 pontos-base, de 2,5% para 3,25%.

De acordo com o Fed, os indicadores recentes "apontam para crescimento modesto nos gastos e na produção". Em seu comunicado com a decisão de política monetária, o BC dos EUA nota que o crescimento do emprego tem sido "robusto" nos últimos meses, com a taxa de desemprego "seguindo baixa", mas também alerta para o fato de que a inflação "continua elevada, o que reflete desequilíbrios na oferta e na demanda relacionados à pandemia, preços de alimentos e energia mais elevados e pressões mais amplas dos preços".

O Fed destaca o impacto econômico e humanitário da guerra na Ucrânia e diz que ela "e eventos relacionados", como sanções contra a Rússia, criam "pressão adicional sobre a inflação e estão pesando na atividade econômica global". O comando do Fed se diz "especialmente atento aos riscos à inflação".

O comunicado adianta que o Fed antecipa que as altas em andamento nos juros "são apropriadas". Além disso, diz que continuará o processo de redução no balanço, como já descrito no plano divulgado em maio. "O Comitê está fortemente comprometido em fazer a inflação retornar à sua meta de 2%", ressalta.

O Fed diz que, para avaliar a postura apropriada na política monetária, continuará a monitorar as informações da perspectiva econômica. O BC norte-americano está pronto a fazer ajustes em sua política, conforme apropriado, caso surjam riscos que atrapalhem a busca pelas metas. O Fed diz que levará em conta uma série de informações, incluindo de saúde pública, condições do mercado de trabalho, pressões inflacionárias e as expectativas para a inflação, além do quadro financeiro e internacional.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895