Federação das Associações Gaúchas do Varejo é lançada para fortalecer o setor

Federação das Associações Gaúchas do Varejo é lançada para fortalecer o setor

A partir da evolução da AGV, a Federação amplia a atuação em defesa do setor varejista a nível federal

Paula Maia

O presidente da Federação AGV, Vilson Noer (E) e o presidente da CDL POA, Irio Piva

publicidade

A partir desta quinta-feira, o varejo gaúcho ganha um aliado com o lançamento da Federação das Associações Gaúchas do Varejo (Federação AGV), fruto da evolução da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV). A iniciativa, chancelada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDLPOA), foi oficializada em uma cerimônia realizada na Associação Leopoldina Juvenil, na Capital.

A Federação AGV já conta com mais de 160 entidades setoriais gaúchas, pertencentes à rede de entidades parceiras da CDL POA, com cobertura de aproximadamente 300 municípios e mais de 30.700 CNPJs, representando 85% do PIB estadual.

O presidente da Federação AGV, Vilson Noer, foi fundador da AGV, presidente da CDL POA por diversas gestões e é conselheiro das Lojas Colombo e da CDL POA.

Ele destacou que a necessidade de uma entidade com maior capacidade de atuação foi impulsionada pelas demandas do mercado. “A gente vem acompanhando o mercado, e ele é certeiro. A AGV começou a sentir a necessidade de se transformar em uma federação para poder ter mais abrangência regional e nacional, inclusive, e através do apoio da CDL de Porto Alegre, que é a gestora do Serviço de Defesa e Proteção do Crédito do Estado, nós temos um apoio extremamente importante para que isso possa ser realizado”, destacou.

Noer ressaltou que existe uma sinergia para enfrentar os desafios do setor, incluindo a promoção do associativismo e a adaptação às transformações tecnológicas que impactam o varejo digital e físico, além de considerar as mudanças nas preferências de consumo das novas gerações.

Além disso, Noer destacou o compromisso da Federação com ações políticas, tanto propositivas quanto defensivas, com ênfase na questão tributária. "Não somos contra impostos, somos contra o aumento de impostos. Essa é uma bandeira que defendemos firmemente", enfatizou.

Por sua vez, o presidente da CDL POA, Irio Piva, enfatizou que a chancela da Federação AGV pela Câmara visa fortalecer a representatividade e defesa das entidades associadas, oferecendo uma conexão institucional e política sem competir com outras federações.

Piva destacou que a Federação, que terá sede da CDL POA, servirá para atender às necessidades de representação e defesa das entidades, com foco em questões como a não elevação de impostos, formação de lideranças e proteção dos interesses dos associados. Ele também enfatizou que a Fundação AGV complementará a atuação da CDL Porto Alegre ao atender as demandas de sua rede de entidades parceiras.

“Todo esse papel institucional que a CDL Porto Alegre não consegue cumprir, porque ela é uma entidade local, mas ela tem essa rede de entidades parceiras que demandam, essa demanda será atendida pela Fundação AGV. O objetivo da Federação não é competir com nenhuma outra entidade, inclusive nós estamos extremamente conectados com a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) que tem uma atuação mais ampla, não direcionada ao varejo. A gente vai atuar com foco no varejo tanto em nível estadual quanto em nível federal”, explicou.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895