Federação dos lojistas reeditará campanha de recuperação de crédito no RS

Federação dos lojistas reeditará campanha de recuperação de crédito no RS

Objetivo é promover negociações diferenciadas e obter pagamento de dívidas

Mauren Xavier / Correio do Povo

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Com os índices de endividamento das famílias gaúchas mais altos, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) reeditará neste ano a campanha de recuperação de crédito “Quero meu cliente de volta”. A iniciativa, lançada em 2010, tem o objetivo de incentivar os consumidores a saírem do vermelho. Segundo o presidente da FCDL-RS, Vítor Augusto Koch, a articulação para a campanha já está ocorrendo junto às empresas da área de comércio.

“Ter um cliente com restrição de crédito é totalmente prejudicial para o comércio. Então essa campanha é extremamente favorável”, afirmou ele, antecipando que a iniciativa deverá valer a partir da segunda semana de outubro. Ele ressaltou que a participação na campanha será voluntária, mas a considera importante por ser uma maneira de, por meio de negociações diferenciadas, o lojista conseguir recuperar o seu valor e o cliente.

A expectativa é de que as negociações contem com juros menores ou parcelamentos diferenciados. Assim, se tornará mais fácil para o consumidor pagar sua dívida atrasada e ter seu nome retirado dos serviços de proteção ao crédito.

Para Koch, o próximo passo será lançar um programa para qualificar o consumo. O objetivo é de que os comerciantes sejam qualificados para poder oferecer um suporte melhor aos consumidores, evitando que ele acabe se endividando e não honrando os compromissos.

“Nos últimos anos, um número muito grande de clientes ingressou no mercado de trabalho sem a experiência na utilização do crédito e acabou, infelizmente, entrando em um ciclo vicioso de endividamento”, explicou.

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