Federasul projeta crescimento do PIB em 2,9% em 2019

Federasul projeta crescimento do PIB em 2,9% em 2019

Dados foram apresentados nesta quinta-feira

Correio do Povo

publicidade

A Federasul projeta um 2019 como um ano positivo, com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2,9%. O valor é bem superior ao desempenho dos últimos anos da economia, que foi marcado pela recessão e lenta recuperação. Em 2018, a expectativa é atingir crescimento do PIB em 1,4%. Já no Rio Grande do Sul, o resultado deverá ser de 1,2%, pouco menor que o do Brasil, e no ano que vem, de 2,7%, também um inferior ao nacional.

Os dados foram apresentados pelo coordenador de economia da Federasul, Fernando Marchet. Sobre a economia, com a retomada lenta dos últimos dois anos, há um processo de recuperação, que deverá ser consolidado em 2019. "Ainda identificamos um crescimento irregular entre os setores", avaliou.

Fernando Marchet ainda ressaltou a importância de levar em consideração o contexto macroeconômico mundial. "Ele é positivo, com cuidados. É preciso levar em consideração a relação Estados Unidos e China, por exemplo", projeta.

"Que tenhamos um ano sem crise. Que toda essa esperança que temos de 2019 possa ser implantada", avaliou a presidente Simone Leite, recentemente reeleita no cargo, o ano de 2018 foi muito bom.

"A força produtiva vem do Interior. Juntas (Capital e Interior), temos condições de conseguir um resultado melhor", disse. Ao mesmo tempo, fez críticas a "um estado de espírito", que não auxilia no desenvolvimento do Estado. "Para sair da crise é preciso mudar o estado de espírito das pessoas", seguiu.

Simone citou alguns comportamentos, como o baixo engajamento das pessoas com as causas coletivas, o individualismo, delegar responsabilidades e negar a política. "As pessoas não querem falar de política. Elas estão em casa com o smartphone nas mãos compartilhando notícias nem sempre verdadeiras", afirmou, citando a "maioria silenciosa".

Avaliou ainda os escolhidos no processo eleitoral no país e no Estado. Ela defendeu ainda a impregnação dos seguintes conceitos: altruísmo, espírito público e pragmatismo.

Costura sob medida realiza sonhos

Estilista Cleide Souza produz o vestido ideal para noivas, formandas e debutantes

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895