FEE aponta que exportações gaúchas registraram queda no mês de março

FEE aponta que exportações gaúchas registraram queda no mês de março

Redução foi de 8% em relação ao mesmo período no ano anterior

Correio do Povo

FEE divulgou dados na manhã desta terça-feira dados sobre as exportações gaúchas

publicidade

Dados divulgados nesta terça-feira pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) apontaram que as exportações gaúchas registraram uma queda de 281,4 milhões de dólares, o que representa uma redução de 8% em relação ao mesmo período no ano anterior. Considerando o volume de exportação, a diminuição foi de 20,6%. O Rio Grande do Sul atingiu 3,2 bilhões de dólares em exportações no primeiro trimestre deste ano, sendo 1,2 bilhão de dólares no mês de março.

Com os números, o RS ocupa a sexta posição entre os Estados exportadores, respondendo por 6,55% das exportações brasileiras. “Neste período do ano ainda não entraram os índices referentes à safra, então o Rio Grande costuma ocupar esta posição entre os Estados exportadores”, explicou o economista da FEE Guilherme Risco.

Já a queda no comparativo com o mesmo período do ano anterior é explicada principalmente pela diminuição na exportação de trigo, que registrou uma redução de 287,5 milhões de dólares, sendo que a queda nas exportações foi de 231,4 milhões de dólares. Segundo os técnicos da FEE, o produto ocupou grande destaque nas exportações gaúchas entre 2011 e 2013 e deve perder a importância nos próximos anos, de acordo com projeção da entidade.

Na indústria de transformação, o fumo teve uma queda de 22,1%, os veículos automotores de 20,8%, enquanto o setor de derivados de petróleo aumentou em 18,3% e o setor de alimentos registrou um aumento de 3,2%, atingindo a marca de US$ 828 milhões. Entre os destinos exportadores, Argentina e Estados Unidos seguem na liderança das exportações gaúchas, respondendo por 9,61% e 8,43%, respectivamente, do total de exportação do RS.

O volume de exportações para o país vizinho foi de 312,1 milhões de dólares e de 273,8 milhões de dólares para os Estados Unidos, que registraram uma queda de 19,5% em relação a 2013. De acordo com técnicos da FEE, a queda nas exportações de fumo (cuja redução total no Estado foi de 22%) explica a redução de exportações para o país.

Por outro lado, as exportações para o Paraguai (7,76% de participação) e para a China (6,18% de participação) registraram aumentos de 22,3% e 91,8%. O índice relativo a China, cuja exportação atingiu 200 milhões de dólares, pode ser explicada pelo grande volume de soja que o país importa do Estado.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895