Ferramenta inédita permite pesquisar sobre populações dos municípios gaúchos

Ferramenta inédita permite pesquisar sobre populações dos municípios gaúchos

FEE lançou instrumento de pesquisa gratuita

Mauren Xavier

Ferramenta inédita permite pesquisar sobre populações dos municípios gaúchos

publicidade

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre as mudanças demográficas da sua cidade ou do Rio Grande do Sul passou a contar com uma ferramenta inédita no País, lançada nesta quarta-feira pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). No PopVis: Portal Demográfico da FEE é possível, de maneira rápida e simples, selecionar uma cidade gaúcha e ver a evolução da população, por gênero - mulheres, homens ou total - e por faixa etária. A evolução está disponível entre os anos de 2001 e 2015. Já as projeções são apenas para o Estado e vão até 2030, isso porque a base de dados utilizada é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A ferramenta, desenvolvida pelo Núcleo de Demografia e Previdência do Centro de Indicadores Econômicos e Sociais da FEE, é gratuita e pode servir tanto para o poder público como iniciativa privada, explica o estatístico Pedro Zuanazzi. “É uma ferramenta basicamente d planejamento. Quando se pensa em construir um hospital para idosos, é preciso ter noção da população idosa naquela cidade e a tendência para tal. Quando se pensa em construir creches ou escolas, a lógica é a mesma”, explicou ele.

O diretor técnico da FEE, Martinho Lazzari, ressaltou que essa é uma maneira de facilitar o acesso a uma série de informações que a Fundação produz, mas que algumas vezes as pessoas têm dificuldade de acesso. “Num momento em que se fala da previdência é interessante poder acompanhar essas mudanças populacionais no Estado”, resumiu. Segundo o estatístico Renan Cortes, que também participou do projeto, a ferramenta é uma maneira de apresentar informações que são essenciais para o governo e para a sociedade como um todo. “Isso é uma prova da modernização do Estado”, enfatizou.

O PopVis foi desenvolvido pelos pesquisadores da FEE utilizando a ferramenta gratuita Shiny e hoje trata-se da mais abrangente na análise demográfica no país. Pela ferramenta é possível visualizar os dados de diversas maneiras, como por meio de pirâmides etárias, sabendo inclusive qual é a população predominante na cidade e como tem evoluído. As informações estão separadas por municípios, Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), Regiões Funcionais e do Estado.

Os dados permitem ainda identificar comportamentos populacionais, como cidades pequenas com alto número de idosos e que ficam próximas a grandes municípios, ou aquelas em que houve uma grande migração de jovens, além das concentrações populacionais.



Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895