FGV: confiança do consumidor sobe 1,5% em novembro
Levantamento é composto por cinco quesitos da Sondagem de Expectativa do Consumidor
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Após um período de acomodação durante o terceiro trimestre, o índice voltou a crescer em novembro, pelo segundo mês consecutivo, registrando o maior nível desde maio de 2008 (115,7 pontos). O resultado reflete um consumidor satisfeito com a situação atual da economia e das finanças familiares, e moderadamente otimista quanto à evolução da economia nos próximos meses.
O Índice da Situação Atual (ISA) elevou-se pelo sétimo mês consecutivo, alcançando o maior nível da série histórica iniciada em setembro de 2005 (124,3 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE) voltou a crescer em novembro, em 1,2%, ao passar de 109,4 para 110,7 pontos, após três meses próximo aos 109 pontos. O maior nível registrado em 2009 ocorreu em julho (111,4 pontos).
Entre outubro e novembro o indicador que mede a satisfação com a situação econômica local avançou 2,3% ao passar de 89,6 para 91,7 pontos, o maior nível desde março de 2008 (92,8 pontos). Na comparação com o mês anterior, a proporção dos que avaliam a situação atual como boa elevou-se de 18,1% para 19,1%; a dos que a julgam ruim reduziu-se de 28,5% para 27,4%.
A maior contribuição para o avanço do ICC em novembro foi dada pelo quesito que mede a intenção de compras de bens duráveis nos próximos meses. A proporção de consumidores prevendo gastos maiores elevou-se de 9,7% para 11,2%; a parcela que espera gastos menores diminuiu de 27,5% para 26,5%.
A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra de mais de 2000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de novembro de 2009 foi realizada entre os dias 30 de outubro e 20 de novembro de 2009.