Fiergs pede privatizações a deputados estaduais

Fiergs pede privatizações a deputados estaduais

Industriários gaúchos também pediram o fim do piso regional

Correio do Povo

Gilberto Petry entrega documento ao presidente da ALRS Augusto Lara

publicidade

Extinguir o piso regional e privatizar estatais gaúchas da área de energia são algumas das expectativas da indústria do Rio Grande do Sul. Há dez itens divididos em quatro grandes áreas: tributação, competitividade, meio ambiente e inovação, que foram apresentadas nesta quarta-feira pelo presidente da Fiergs, Gilberto Petry, aos deputados estaduais como uma espécie de agenda do setor. O documento foi entregue ao presidente do Legislativo, Luís Augusto Lara.

A questão tributária concentra o maior número de itens do texto. O primeiro ponto é a aprovação da lei de remissão no processo de convalidação dos incentivos, que deve ser enviada pelo Executivo à Assembleia no primeiro semestre. Outro ponto da agenda é a manutenção dos créditos presumidos nos patamares já concedidos. “Mostra-se indispensável que o Estado mantenha os mesmos níveis de concessão de créditos presumidos de ICMS como forma de não prejudicar a competitividade”, diz o documento. 

No eixo da competitividade a Fiergs começa pedindo a extinção do piso regional: “A imposição de um elevado salário cria uma barreira de acesso ao mercado de trabalho formal, prejudicando principalmente os mais jovens e com menos qualificação, justamente a parcela da sociedade com a taxa de desemprego mais elevada”.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895