Um documento para reforçar a intenção do Rio Grande do Sul em atrair empresas de alta tecnologia, fortalecendo a indústria e impulsionando o desenvolvimento econômico, foi lançado nesta sexta-feira, na sede da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), em Porto Alegre. O Manifesto Deep Tech foi apresentado por universidades da Aliança para Inovação de Porto Alegre.
Ela é composta pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), PUCRS, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Unisinos, secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT) e de Porto Alegre (InovaPOA), Sebrae RS e outros órgãos. Na visão do grupo, deep techs se caracterizam por alto grau de inovação e potencial de impacto significativo na sociedade e na economia, incorporando tecnologias disruptivas que combinam avanços científicos para resolver problemas complexos na sociedade.
“Estas tecnologias que estão entre nós hoje, smartphones, telas inteligentes, entre outras, nasceram da inovação. Acho que vem muito ao encontro desta proposta apoiar todas as iniciativas que são feitas nesse sentido, principalmente a ciência disruptiva, para fazermos este tipo de transformação”, disse o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto.
Lançamento do Manifesto Deep Tech, na Fiergs
O coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia do Sistema Fiergs e diretor da entidade, Marcus Coester, afirmou que a inovação está presente, mas há uma desafio em levá-la a empresas menores, que compõem grande parte do ecossistema industrial gaúcho. “Acredito que este assunto é mesmo fundamental, porque existem muitas maneiras de transformar uma empresa com práticas inovadoras. E estamos repletos de programas de inovação, demonstrando que o sistema realmente ingressou na sociedade nesta área”, comentou ele.
Já o reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, representando a Aliança para Inovação, disse que este lançamento reafirma a capacidade do grupo em gerar talentos e conhecimentos. “Nosso propósito enquanto aliança envolve estimular a transformação do conhecimento gerado nas pesquisas científicas de alto nível de nossas universidades em riqueza e desenvolvimento social econômico, regional e nacional. Tenho certeza de que muitas outras instituições se unirão a esta missão. Nosso compromisso é colocar o conhecimento científico de alto nível a serviço da melhoria da qualidade de vida de nossa gente e do fortalecimento dos empreendimentos nacionais”, salientou ele.