O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Elias Rosa, disse nesta sexta-feira, 24, que o fim da escala 6x1 é uma tendência global, mas que será necessário muito diálogo. Ele participa do programa "Bom dia, ministro" da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Conforme o ministro, o fim da escala 6x1 não é apenas uma tendência no Brasil, é uma tendência mundial. O mundo todo está discutindo a redução de jornada de trabalho. Quem já experimentou a redução de jornada de trabalho colheu bons resultados, afirmou.
- Fiergs, Federasul e Fecomércio-RS manifestam preocupação após governo enviar PL do fim da escala 6x1 ao Congresso
- Fim da escala 6x1 pode pressionar preços no curto prazo, mas empresas devem se adaptar, dizem especialistas
- Marinho avalia necessidade de ajuda do Estado com fim da 6x1
Ministro defende fim da escala
Segundo Márcio Elias Rosa, é legítimo quem é contra usar argumentos para defender seu ponto. Ele afirma que não haverá aumento de preços nos produtos por conta da redução de jornada.
"Esse é um argumento, eu acho que é legítimo. Quem é contrário precisa, de fato, colocar na mesa os seus argumentos para que possamos edificar. Só assim ele se constrói. O que eu acho é que não há esse impacto", declarou o ministro.
O ministro disse ter preocupação com o setor de varejo, entretanto, afirma que será preciso negociação entre os trabalhadores e empresários do setor.