Já a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), por meio de nota oficial, avaliou que o fim dos contratos de pedágios vai “otimizar o serviço de entrega” e reduzir custos aos transportadores podendo, inclusive, baixar o preço de alguns produtos ao consumidor. A estimativa é de que os itens baixem até 1% em função da não incidência dos pedágios sobre a tarifa do frete.
Negada liminar para impedir retomada do polo de pedágio pela Sulvias
A Justiça de Lajeado negou, ainda durante a madrugada, uma liminar à concessionária Sulvias, que pretendia permanecer com a posse das seis praças de pedágio do polo de Lajeado. A empresa havia ingressado com um pedido para seguir cobrando pedágio nas praças da BR 386, em Marques de Souza, e da ERS 453, em Cruzeiro do Sul.
A Sulvias ressaltou que a discussão do mérito sobre a questão é de competência da Justiça Federal, haja vista que há intervenção necessária da União e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O juiz Luís Antônio de Abreu Johnson, da Comarca de Lajeado, citou que tramita na 4ª Vara da Justiça Federal uma ação ordinária, onde a juíza federal Iracema Longhi Machado fixou 16 de abril de 2013 como data final do contrato de concessão das praças de pedágio integrantes do polo de Lajeado.
Ato simbólico marca fim dos pedágios
Depois de a Procuradoria Geral do Estado (PGE) conseguir derrubar duas liminares em favor da Sulvias, do polo de Lajeado, e da Convias, do polo de Caxias do Sul, o governador Tarso Genro participou de um ato simbólico de liberação das cancelas na praça da ERS 122, em Farroupilha, na manhã desta sexta-feira. Ele projetou injetar R$ 52 milhões por ano na economia com o fim do pedágio.
Desde às 5h, foram liberadas as cancelas em nove praças de pedágio administradas pelo consórcio Univias. A arrecadação foi suspensa nas quatro praças da concessionária Convias: na ERS 122 entre Farroupilha e Caxias do Sul, entre Caxias do Sul e Antônio Prado e entre Caxias do Sul e Nova Milano; e na RSC 453 entre Caxias do Sul e Nova Milano. Também foram liberadas as cinco praças da concessionária Sulvias: na ERS 130 e na ERS 129, entre Lajeado e Guaporé; na RST, entre Estrela e Garibaldi; na RST 453, entre Lajeado e Venâncio Aires; e na ERS 128, nos entroncamentos com a BR 386 e RST 453.