FMI destaca gestão do Uruguai na pandemia e prevê crescimento de 3% em 2021

FMI destaca gestão do Uruguai na pandemia e prevê crescimento de 3% em 2021

Fundo salientou que país precisa responder aos desequilíbrios macroeconômicos, amplificados pela Covid-19

AFP

publicidade

O Fundo Monetário Internacional (FMI) destacou nesta terça-feira a resposta do Uruguai à pandemia e estimou um crescimento do país próximo de 3% em 2021, após uma contração de 5,9% no ano passado. O Uruguai, país de 3,4 milhões de habitantes, teve uma gestão eficaz da crise sanitária, com um ritmo de vacinação “digno de elogio e um enfoque adequado” da política fiscal, destacou o Fundo. “Embora os casos de Covid-19 se mantenham elevados, espera-se que a recuperação ganhe velocidade no segundo semestre, impulsionada por condições externas favoráveis e pela campanha rápida de vacinação.”

O FMI apontou, no entanto, a necessidade de que o Uruguai responda o quanto antes aos desequilíbrios macroeconômicos pendentes: “Os desafios que o país enfrenta são de longa data e foram amplificados pela pandemia”, ressalta o relatório elaborado por técnicos do Fundo. “À medida que a economia se recupere da crise de saúde, as autoridades devem dar passos decisivos para completar a implementação das reformas previstas.”

O Fundo lembrou que, após uma década de “crescimento vigoroso”, concluída em 2014-15, as finanças públicas do Uruguai se tornaram mais frágeis, deixando o crescimento “anêmico”. A instituição citou “a falta de dinamismo no mercado de trabalho, o investimento escasso e preocupações envolvendo a competitividade econômica”.

O FMI pediu ao Uruguai o controle da inflação e que a dolarização continue sendo reduzida. Além disso, incentivou a continuação da reforma das estatais, bem como o aumento “da participação feminina na força de trabalho" e uma melhora "dos resultados da educação”.

 


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895