FMI pede ao G20 manutenção do gasto público por crise provocada pela pandemia

FMI pede ao G20 manutenção do gasto público por crise provocada pela pandemia

Diretora do fundo destacou que é necessário ampliar medidas de proteção social

AFP

publicidade

A crise provocada pela pandemia de Covid-19 vai exigir a manutenção do gasto público para estimular a economia, afirmou nesta quinta-feira a diretora gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), a poucos dias da reunião virtual do G20 que será organizada pela Arábia Saudita.

Kristalina Georgieva estabeleceu uma linha de prioridades: manter e se necessário ampliar as medidas de proteção social, continuar com o gasto público para estimular a economia e aproveitar a oportunidade para construir um mundo mais "justo" e "verde".

"Temos uma daquelas oportunidades que acontecem uma vez em um século de construir melhor: um mundo mais justo e mais equitativo, mais verde e sustentável, mais inteligente e, sobretudo, mais resiliente", completou Georgieva.

O G20, grupo dos países mais desenvolvidos do planeta e das principais nações em desenvolvimento, se reunirá em um momento de grande incerteza, depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a pandemia segue avançando e já provocou mais de 580 mil mortes.

"Ainda não estamos fora de perigo. Uma segunda onda global da doença poderia provocar mais perturbações na atividade econômica", advertiu Georgieva. O FMI prevê que a economia global registre uma contração de 4,9% em 2020, uma crise que na América Latina implicará uma queda de 9,4% do PIB.

Georgieva admitiu que os crescentes e importantes níveis da dívida são uma preocupação séria, mas advertiu que, neste momento da crise, o custo de uma retirada prematura é maior do que a manutenção do apoio até quando for necessário.

No momento em que muitos países iniciam a reabertura, a diretora gerente do FMI admitiu que o mundo está "em uma nova fase da crise", que vai exigir mais agilidade das políticas para assegurar uma recuperação duradoura e compartilhada. 


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895