Furnas investiga apagão na subestação de Foz do Iguaçu

Furnas investiga apagão na subestação de Foz do Iguaçu

Queda de energia afetou regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, além do Acre e Rondônia

AE

publicidade

Furnas informou nesta quinta-feira que está apurando as causas do problema na subestação de Foz de Iguaçu, no Paraná, que provocou a interrupção no fornecimento de energia em áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e nos Estados do Acre e de Rondônia na noite de quarta-feira. A empresa explicou que um curto-circuito em um equipamento de baixa tensão provocou o desligamento de um transformador, de 1.650 MVA, da subestação e em seguida o desligamento automático de outros três transformadores da mesma unidade.

Segundo a empresa, os desligamentos foram provocados por atuação automática dos sistemas de proteção dos equipamentos, o que resultou na interrupção do despacho de cerca de 5.000 MW da Usina de Itaipu (600 hz) ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Equipes de Furnas trabalharam em conjunto com o Operador Nacional do Sistema (ONS) para minimizar os impactos no SIN e recompor o sistema e 17 minutos após a interrupção os equipamentos foram liberados pela empresa para operação.

Agora, a empresa analisa os relatórios de proteção e testes nos demais equipamentos da subestação, que é responsável por conectar e prover a transmissão da energia gerada pela Usina de Itaipu ao SIN. A empresa esclareceu ainda que as atividades de manutenção programada estão em dia.

Bookmark and Share

Costura sob medida realiza sonhos

Estilista Cleide Souza produz o vestido ideal para noivas, formandas e debutantes

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895