Furnas nega responsabilidade em interrupção de energia em Brasília

Furnas nega responsabilidade em interrupção de energia em Brasília

Empresa disse que não há problema de manutenção de sua infraestrutura

AE

publicidade

Furnas afirma que não foi de sua responsabilidade a interrupção no fornecimento de energia ocorrida no início da tarde desta quinta em Brasília. Da mesma forma, a empresa nega que haja problema de manutenção de sua infraestrutura.

Em relação à interrupção ocorrida ontem à noite na subestação Foz do Iguaçu, que deixou diversos Estados sem eletricidade, Furnas argumenta, via assessoria de imprensa, que houve um curto-circuito em um equipamento de baixa tensão, um transformador auxiliar de aterramento de 69 quilovolts (kV). Como consequência, o dispositivo de proteção interrompeu o despacho de cerca de 5 mil megawatts (MW) da hidrelétrica de Itaipu ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

"Prontamente após o ocorrido, equipes de Furnas trabalharam em conjunto com o Operador Nacional do Sistema (ONS) para minimizar os impactos no SIN e recompor o sistema. Às 21h12, os equipamentos foram liberados por Furnas para operação. As causas da ocorrência continuam sendo apuradas, com análise dos relatórios de proteção e testes nos demais equipamentos. A empresa esclarece ainda que as atividades de manutenção programada estão em dia", informou Furnas.

No caso da interrupção em Brasília, Furnas afirma que houve, inicialmente, o desligamento da linha de transmissão de Samambaia-Brasília Norte, de propriedade da distribuidora local, a CEB, e, posteriormente, ocorreu o desligamento de outras duas linhas, também de propriedade da CEB, entre as subestações de Brasília Sul, de Furnas, e Brasília Norte, da distribuidora.

"Equipes da empresa trabalham no local junto com a CEB para normalizar o sistema e restabelecer o fornecimento de energia na região. Em paralelo, Furnas está apurando as causas da interrupção no fornecimento de energia em Brasília", afirma Furnas, por meio de sua assessoria de comunicação.


Bookmark and Share

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895