Gasto médio com Dia das Mães será de R$ 229,01 no RS

Gasto médio com Dia das Mães será de R$ 229,01 no RS

Pesquisa da Fecomércio mostrou que 28,8% dos entrevistados pretendem comprar presentes mais caros do que no ano passado

Lojas do centro das cidades são as preferidas dos entrevistados

Lojas do centro das cidades são as preferidas dos entrevistados

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Na comparação com o Dia das Mães de 2023, a intenção de gastos, em média, para este ano é superior, segundo a Pesquisa do Dia das Mães, realizada pela Fecomércio-RS entre 11 de março e 9 de abril. O gasto pessoal médio deverá ser de R$ 229,01 e os homens deverão gastar uma média de R$ 280,28, enquanto as mulheres gastarão R$ 178,00.


Por classe social, o gasto médio deverá ser de R$ 160,45 para indivíduos da classe baixa, R$ 183,99 para classe média e R$ 374,75 para a classe alta. A pesquisa também aponta que 94,0% darão presentes de forma individual e 5,5% dividirão com alguém, sendo que o presente, em média, custará R$ 187,82 – valor médio que corresponde a R$ 293,00 para presentes compartilhados e a R$ 181,12 para os presentes individuais.

Entre os entrevistados, 28,8% afirmaram que pretendem gastar mais que em 2023, 15,5% gastarão menos e 55,6% pretendem gastar o mesmo. Com percentual maior dos que pretendem gastar mais em relação aos que pretendem gastar menos, o indicador que consolida essas respostas ficou em 108,6 pontos – o que indica uma intenção de gastos, em média, maior que na compra do ano anterior.


O tipo de presente mais citado foi Vestuário (48,1%), seguido por Perfumes e Cosméticos (16,6%) e Flores (8,1%). As lojas do centro das cidades são as preferidas (67,0%), seguido por shoppings centers (19,0%). Entre os entrevistados, 39,5% pretendem comprar na mesma loja onde foi adquirido o presente do ano passado. O maior movimento esperado é mais próximo da data: 81,1% devem buscar os presentes com, no máximo, uma semana de antecedência. A forma de pagamento mais citada foi dinheiro (41,0%), seguido por Pix (24,2%), cartão de crédito à vista (15,3%) e cartão de débito (12,7%).

Quando questionados sobre os fatores determinantes para decisão de onde comprar o presente, preço é o fator mais mencionado (58,7%), com atendimento em segundo lugar (21,0%). “Essa pesquisa é um mapeamento do perfil das compras que devem movimentar o varejo gaúcho no Dia das Mães e, portanto, é fundamental para os lojistas se preparem. Além disso, a pesquisa também identifica aspectos importantes às estratégias de venda. Com concorrência grande e muita atenção nos preços, além de garantir equipes bem treinadas, os lojistas precisam capturar a atenção dos consumidores e comunicar de forma antecipada e assertiva a campanha para a data. Além disso, diante da intenção de repetir lojas, usar o cadastro de clientes deve potencializar ainda mais as vendas.” comentou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.


Além da compra de presentes, os encontros também são uma marca da data. A pesquisa apurou que 42,9% das pessoas pretendem participar de algum evento especial em comemoração à data. Desses, 73,2% planejam almoço ou jantar especial em casa e 16,0% almoço ou jantar fora.

Foram entrevistadas 385 pessoas presencialmente que afirmaram que comprariam presentes para a ocasião na principal cidade de cada Macrorregião do Estado: Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.


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